Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > A questão Energética > Sistema SAP eleva gestão a outro patamar
Início do conteúdo da página

Sistema SAP eleva gestão a outro patamar

Publicado: Terça, 15 de Outubro de 2019, 17h41 | Última atualização em Terça, 15 de Outubro de 2019, 17h41 | Acessos: 305

Solução fornece dados em tempo real, agilizando e integrando processos. Empresa é precursora no uso da plataforma. 

https://especiais.jconline.ne10.uol.com.br/chesf/sistema-sap-eleva-gestao-a-outro-patamar/ 

CHESF 

12/10/2019

A sala de situação da gestão está sendo muito aguardada pela equipe da Chesf. Ela contará com projeção de dados de toda a empresa em telas e reúnirá líderes das áreas de gestão, operações e finanças

Movidos por um desafio, mais de 150 empregados de diversas áreas da Chesf trabalharam ininterruptamente, na primeira semana de janeiro deste ano, para o que hoje tem se tornado um case, com a implantação do Sistema Integrado de Gestão Empresarial SAP.

Os investimentos são da ordem de R$ 35 milhões. O próximo passo, até dezembro de 2019, será a inauguração de uma sala de situação de gestão inédita entre as empresas da Eletrobras, assim como a implantação dos processos eletrônicos com a eliminação total da utilização do papel. Está prevista ainda uma nova fase com a inclusão do setor de Operações da companhia na tecnologia SAP.

O compromisso dos empregados da Chesf com a execução da implantação do SAP foi considerado um feito notável pelo mercado, pela consultoria responsável pela implantação e pelo próprio Grupo Eletrobras. Há oito anos, se discutia a formatação de um sistema único, com todas as empresas em uma mesma plataforma, garantindo mais transparência e proximidade.

Foi quando, em 2018, o presidente da Eletrobrás, Wilson Ferreira Júnior, lançou como desafio para a Chesf estar pronta para iniciar a migração do sistema no dia 2 de janeiro.

“Tínhamos 68 dias para rodar 73% do projeto. Era necessário fazer com que todos tivessem a compreensão da importância da instância única e das vantagens que efetivamente existem com esta nova realidade”, recorda o diretor de Gestão Corporativa, Adriano Soares.

A implantação do SAP não era um projeto pequeno, mas, sim, de muita complexidade. Foi preciso o envolvimento de toda a casa. A capacidade técnica e o comprometimento dos funcionários fizeram com que o desafio imposto fosse superado.

“É uma tecnologia que muda tudo, inclusive o contato com fornecedores, porque altera a forma de pagamento, o ato de orçar contratos, modifica até mesmo o relacionamento com o Fisco, ao dar mais transparência. A empresa reagiu tão bem que, em pouco tempo, conseguimos avançar nas soluções de pendências”, comemora Soares.

“Tínhamos 68 dias para rodar 73% do projeto. Todos precisaram acreditar na mudança”, recorda Adriano Soares

O SAP agiliza a tomada de decisão empresarial com um fluxo de informações dinâmico e em tempo real. Torna viável o cruzamento de dados e o acompanhamento mais próximo em prol da eficiência e da economia. “Hoje, não temos a mesma realidade dos anos 60, 70 e 80. Quem não se posiciona rápido fica para trás e perde espaço. Nossa concorrência é internacional. Não faltam investidores chineses, italianos, franceses, japoneses… Então, estamos dizendo ao mercado que somos competidores com apetite para vencer. Temos mais musculatura para os desafios dos próximos anos”, garante o diretor.

A sala de situação da gestão está sendo muito aguardada por toda a equipe da Chesf. Será um espaço físico amplo, com a projeção de dados em telas, unindo em um só local os líderes das áreas de gestão, operações e finanças, de forma a enxergar a empresa em sua totalidade, com agilidade e capacidade técnica necessárias para se chegar a soluções rápidas. Com o Business Analytics e o Business Intelligence, todos os dados serão integrados e parametrizados.

O ganho empresarial também trará impacto na assertividade de ações, não apenas em Pernambuco, como em todos os demais Estados onde a Chesf atua, à medida em que a tecnologia trazida pela modernização permitirá uma maior aproximação e troca de informações com as regionais.

Com a implantação do sistema na área da Operação, concluída em agosto, ganhou todo o sistema elétrico nacional ao garantir a comunicação mais imediata. Os detalhes serão parametrizados, o que vai melhorar a qualidade da informação e agilizar soluções para as distribuidoras, beneficiando também o próprio consumidor. “A resposta passa a ser muito rápida, o que permite uma economia direta para o consumidor”, analisa Soares.

Graças a investimentos como este feito pela empresa, a Chesf tem liderado e protagonizado o processo de modernização do setor elétrico no Brasil. É referência na implantação SAP. “Furnas e Eletronorte vieram ver de perto nossa mudança. Já aprendemos com eles e, agora, eles aprendem conosco, demonstrando também uma sinergia do Grupo Eletrobras, num verdadeiro sentimento de equipe”, comenta o diretor.

Mais novidade

Além do SAP, a Chesf está trabalhando no Centro de Serviços Compartilhado, o CSC, em prol da uniformização da área operacional do grupo. No primeiro momento, o projeto CSC está sendo implantado setorialmente e contribui para padronizar processos, que em cada regional eram diferentes.

Com os avanços na modernização, ocorrida também da área de Recursos Humanos, o empregado poderá fazer todas as requisições online e terá um número de matrícula única. “Isso representa mais informação, transparência, maior controle de gastos, racionalidade no uso de horas extras, nas gratificações, como periculosidade e insalubridade, tanto para o bem do empregado, como das finanças da companhia”, enumera.

Quando o último módulo do SAP tiver sido implementado, haverá ainda um aplicativo para smartphone destinado aos empregados da Chesf. “Vai ser possível acompanhar a informação sobre a Chesf online, democratizando o acesso, porque a tecnologia permite isso”, diz Soares.

Os chesfianos poderão ainda acompanhar pelo celular informações como, por exemplo, o mau uso de equipamentos, do patrimônio, de água e luz, entre outros índices que impactam diretamente na participação dos lucros. “Eles se sentirão o que realmente são: parte da gestão da empresa”. A Ouvidoria da Chesf também estará integrada ao aplicativo.

 

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.