Inovação garante gestão eficiente
Escritório de Gerenciamento de Projetos refez organograma e ampliou entrega de obras e novos empreendimentos no prazo.
https://especiais.jconline.ne10.uol.com.br/chesf/inovacao-garante-gestao-eficiente/
CHESF
12/10/2019

O Escritório de Gerenciamento de Projetos é formado por um corpo técnico especializado e multidisciplinar, focado em otimizar as práticas de trabalho da Chesf
Na terceira edição do Prêmio PMO-PE Melhores do Ano, no ano de 2018, a Chesf foi a única empresa do setor público finalista ao lado de outros dois competidores de grande destaque no cenário econômico pernambucano, como o Grupo Moura e a Jeep. Isso demonstra o entusiasmo da empresa em ser reconhecida como uma companhia moderna e eficiente. O evento consagra as melhores práticas de gestão, planejamento e liderança em Pernambuco.
A atuação da Chesf recebeu destaque devido aos resultados alcançados desde a implantação do Escritório de Projetos, no ano de 2016, com um corpo técnico especializado e multidisciplinar. Desde então, o foco se voltou a uma metodologia única de gestão de projetos com base no PMBOK (Project Management Body of Knowledge), um guia com práticas na gestão de projetos, desenvolvido pelo instituto internacional PMI (Project Management Institute).
A iniciativa começou a partir da Diretoria de Engenharia e a expectativa é extrapolar o seu uso para outras áreas da empresa num futuro próximo. A reestruturação do organograma da Chesf mudou normas internas e se alinhou com o planejamento estratégico, orçamentário e a gestão da qualidade da empresa como solução de melhoria contínua.
“Era preciso trabalhar a imagem da empresa e a confiabilidade das nossas informações perante os pares externos, como a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), as concessionárias e o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS)”, afirma o diretor de Engenharia e Construção da Chesf, Roberto Pordeus.

“Era preciso trabalhar a imagem da empresa e a confiabilidade das nossas informações”, afirma o diretor Roberto Pordeus.
Atualmente, a Chesf realiza uma pesquisa anual no nível de maturidade organizacional, tendo evoluído ano a ano. O ganho na curva de maturidade se reflete em outras questões, como maior agilidade na entrega de obras e o aumento da média de empreendimentos finalizados. Até 2014, essa média era de no máximo dez empreendimentos por ano. Em 2015, já houve um incremento para 12 empreendimentos concluídos, passando para 22 (2016), e a previsão até o fim de 2019 é chegar a 25 empreendimentos.
Além disso, há 15 novos empreendimentos sendo monitorados desde o início com a nova metodologia de gestão. “Isso demonstra que o plano que foi pensado, além de ter sido um grande desafio na mudança cultural de uma empresa com mais de 70 anos de atividades, trouxe assertividade ao trabalhar a visão sistêmica com equipes multidisciplinares, transformando dificuldades em desafios e usando a criatividade para contornar as situações”, lembra Joana Coelho, a primeira Gerente do Escritório de Projetos, cuja criação foi conduzida por um grupo de profissionais da Chesf certificados com o PMI.
O ganho de imagem veio também ao trabalhar a finalização dos empreendimentos, reduzindo os atrasos e impactos na sociedade. Com as entregas cumprindo o prazo e respeitando os princípios éticos e questões legais e de segurança, o esforço também permitiu que Estados nordestinos, a exemplo da Bahia e do Ceará, viabilizassem os empreendimentos de geração que estavam previstos desde 2016.
“Atualmente, somos seis pessoas atuando no Escritório de Gerenciamento de Projetos e funcionamos como um escritório metodológico de suporte para fornecer metodologia, normativos e para preservar o capital intelectual da empresa. Uma das soluções desenvolvidas pelo Escritório foi um normativo de gestão com as melhores práticas sugeridas pelo PMI”, detalha o gerente da Assessoria de Gestão Estratégica e Gerenciamento de Projetos (AEG), Heronilton Mendes.
Além do Escritório de Projetos, a Chesf conta ainda com a figura do gestor de Empreendimentos. Este profissional possui um perfil de liderança e integração com todas as áreas existentes na companhia.
São dez pessoas trabalhando para que os atrasos sejam reduzidos ou inexistentes e, principalmente, para que a Chesf volte a crescer com uma imagem positiva e firmando-se como um player de credibilidade perante os novos leilões do sistema de energia.
Redes Sociais