Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > A questão Energética > Nova telha solar fotovoltaica brasileira é alternativa às placas solares
Início do conteúdo da página

Nova telha solar fotovoltaica brasileira é alternativa às placas solares

Publicado: Quinta, 31 de Outubro de 2019, 10h45 | Última atualização em Quinta, 31 de Outubro de 2019, 10h45 | Acessos: 356

O Brasil dá outra vez cartas no plano energético, aliando inovação à tecnologia, o que resulta em sustentabilidade. Green Tile apresentou a sua primeira telha solar fotovoltaica.

https://www.portal-energia.com/telha-solar-fotovoltaica-brasileira-148035/ 

28/10/2019

Telha Solar Fotovoltaica Green Tile

Telha Solar Fotovoltaica Green Tile 

Telha Solar Fotovoltaica – Projeto Green Tile 

Alguns países desenvolvidos como Estados Unidos, Alemanha, Itália, China ou Japão já têm acesso à tecnologia solar fotovoltaica há alguns anos e o Brasil com o seu grande potencial começa a investir neste mercado. 

Graças ao seu clima com um grande número de dias com sol durante o ano, cada vez mais existem pesquisas e investimentos na área energética que aumentam a olhos vistos e  além da vantagem financeira, de mais de 90% na conta de eletricidade, a produção desta energia não produz resíduos que causam danos ao ambiente. Alem de tudo, a energia do sol está sempre disponível, é limpa e natural. 

A Green Tile foi uma ideia que surgiu num pais com uso recorrente desta energia. Gustavo Disegna, o Gerente de Projetos da Forte Plásticos, empresa que criou a telha, foi para a China em 2013 e visitou a Canton Fair, a maior feira de negócios do mundo. Ao conhecer cidades como Hong Kong e Beijing, ficou impressionado com o desenvolvimento nas áreas de led e energia fotovoltaica.

Quando voltou ao Brasil, aprofundou-se no assunto, e começou a pensar num produto que integrasse a geração de energia e a casa, de forma sustentável. 

Foi assim que nasceu a Green Tile. Gustavo sabia dos desafios que poderia ter de enfrentar, como por exemplo, um mercado ainda em desenvolvimento e com pouco investimento seu país e claro, o grande investimento económico gasto em testes necessários para testar a eficácia e sustentabilidade da telha, e foi por isso que a empresa esperou e estudou o projeto antes de lançá-lo. 

Ao mesmo tempo, as pesquisas e o acompanhamento do mercado fotovoltaico no Brasil e no mundo avançaram, e em 2015, o projeto Green Tile foi inscrito num edital de inovação do SENAI, e depois de duas tentativas, foi examinado com alta pontuação, e assim pôde aperfeiçoar o seu produto em parceria com a instituição, em 2017. 

Desde desta altura, a Forte está a desenvolver a primeira telha solar fotovoltaica do Brasil, lançada na 22º Construsul – Feira Internacional da Construção, em Porto Alegre, em agosto, uma das maiores feiras do setor da arquitetura e construção civil do Brasil. 

Principais vantagens das telhas solares fotovoltaicas da Green Tile 

A telha solar fotovoltaica Green Tile tem o mesmo tamanho de uma telha tradicional;

É perfeitamente compatível com os telhados comuns;

As telhas solares fotovoltaicas podem-se misturar com telhas tradicionais;

As telhas Green Tile permite uma nova função aos telhados, a de produzir energia elétrica;

Forma de instalação muito simples e fácil;

Fabricante fornece garantia de 80% de produção de eletricidade durante 25 anos.

A empresa Forte lança a Green Tile como o seu produto tecnológico mais importante até agora, e dentro da sua linha Fortenergy, procura aumentar o leque de soluções no conceito da utilização de energia fotovoltaica, aliando eficácia, sustentabilidade e tecnologia.

 

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.