Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > A questão Energética > Geração de energia eólica e solar bate novo recorde no Nordeste, diz ONS
Início do conteúdo da página

Geração de energia eólica e solar bate novo recorde no Nordeste, diz ONS

Publicado: Quinta, 14 de Novembro de 2019, 16h55 | Última atualização em Quinta, 14 de Novembro de 2019, 16h59 | Acessos: 300

https://moneytimes.com.br/geracao-de-energia-eolica-e-solar-bate-novo-recorde-no-nordeste-diz-ons/ 

13/11/2019

Resultado de imagem para Geração de energia eólica e solar bate novo recorde no Nordeste, diz ONS

Imagem do Google 

Nordeste bateu na terça-feira novos recordes de geração de energia eólica e solar, apenas dois dias após ter registrado a então maior geração fotovoltaica de sua história, informou o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) nesta quarta-feira. 

De acordo com nota do órgão, a energia eólica atingiu pico de geração instantânea às 22h, com 9,75 gigawatts (GW) e fator capacidade de 83,2%, o que foi suficiente para atender a 78,8% da carga nordestina no momento do recorde, superando marca de 23 de setembro. 

Já a geração solar chegou a 1,21 GW às 10h33, com fator capacidade de 95,3%, em momento em que representava 9,9% da carga da região. A geração fotovoltaica instantânea já havia batido recorde na manhã de domingo, quando somou 1,16 GW.

 

Leia também:

Nordeste quebra recorde de geração de energia solar instantânea, diz ONS 

Copel aumenta lucro no 3º trimestre com itens extraordinários; alta de 42,4% 

Anima planeja emissão de R$ 350 milhões em debêntures


COMENTÁRIOS

João Suassuna – Pesquisador da Fundação Joaquim Nabuco 

Em 2005 publicamos um artigo na revista eletrônica Carta Maior, intitulado “Os apagões na era Lula”, no qual, dentre outros assuntos, abordamos a questão da necessidade de ampliação da nossa matriz energética, com o aporte de outras fontes e formas de energia, com vistas à complementação da geração das hidrelétricas, as quais, na ocasião, passavam por período de extrema instabilidade com os temido apagões. Recentemente, tivemos a grata satisfação de ter acesso às notícias de recordes de geração de energia com as fontes solar e eólica aqui no Nordeste, fato que muito me orgulha, pois fui um dos que enxergaram, naquela ocasião, a necessidade de aportes em nossa matriz energética, com as fontes limpas de geração de energia. E esse cenário tende a ser expandido. Para se ter uma ideia dessas questões, a geração eólica atualmente no Nordeste está em franco desenvolvimento, com os aerogeradores produzindo mais energia do que todo o complexo de hidrelétricas da Chesf. A Chesf tem um potencial gerador de energia de cerca de 10 GW, sem possibilidade de expansão. Já as turbinas eólicas instaladas na região estão com um potencial instalado de cerca de 14 GW e em franca ampliação.  

 

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.