Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > A questão Energética > Turbina eólica offshore da GE mais poderosa do mundo começa a produzir energia e enviar para concessionária
Início do conteúdo da página

Turbina eólica offshore da GE mais poderosa do mundo começa a produzir energia e enviar para concessionária

Publicado: Quinta, 19 de Dezembro de 2019, 11h36 | Última atualização em Quinta, 19 de Dezembro de 2019, 11h38 | Acessos: 284

A concessionária holandesa Eneco começou a comprar energia produzida pelo protótipo da turbina eólica Haliade-X de 12 MW da GE Renewable Energy. 

https://clickpetroleoegas.com.br/ge-tubirna-energia-eolica-offshore-concessionaria/ 

18/12/2019

Resultado de imagem para GE assina contrato com a Rio Energy para fornecer 30 turbinas eólicas onshore na Bahia

O protótipo da GE foi instalado no porto de Maasvlakte-Rotterdam, na Holanda. A energia produzida pelo Haliade-X está sendo vendida pela Future Wind, uma joint venture entre Pondera Development e SIF Holding Netherlands. 

A escala da turbina é considerável: possui uma capacidade de 12 megawatts (MW), uma altura de 260 metros e um comprimento de lâmina de 107 metros. A GE Renewable Energy a descreveu como a “turbina eólica offshore mais poderosa do mundo”.

Em comunicado divulgado na terça-feira, a GE disse que a turbina produziu 262 megawatt-hora de energia recentemente em um período de 24 horas, o suficiente para abastecer 30.000 famílias na área. Em novembro, foi anunciado que a turbina gerou seu primeiro quilowatt-hora. 

Embora projetada para o setor offshore, a GE Renewable Energy havia dito anteriormente que o protótipo do Haliade-X 12 MW seria instalado em terra para “simplificar o acesso para testes”. A GE pretende comercializar a turbina até 2021, com produção em série com início no segundo semestre desse ano. 

Até o momento, a empresa diz que o Haliade-X foi escolhido como a turbina eólica preferida para vários projetos offshore. Isso inclui o esquema de 3.600 MW do Dogger Bank no Reino Unido e o projeto de 1.100 Ocean Wind nos EUA. 

À medida que a tecnologia se desenvolve, o tamanho das turbinas eólicas está aumentando. Em setembro de 2018, a MHI Vestas Offshore Wind lançou o que descreveu como “a primeira turbina eólica de dois dígitos disponível comercialmente no setor eólico”, a V164-10,0 MW. A turbina possui pás de 80 metros de comprimento, pesando 35 toneladas cada, e uma altura de ponta de cerca de 187 metros. 

Como região, a Europa é um participante importante no setor eólico offshore. É o lar de projetos de grande escala, como o Walney Extension. Inaugurado oficialmente em setembro de 2018, está localizado no Mar da Irlanda, tem uma capacidade total de 659 MW e gera eletricidade para quase 600.000 residências, segundo a empresa de energia dinamarquesa Orsted. 

A instalação utiliza 87 turbinas – 40 MHI-Vestas 8,25 MW e 47 Siemens Gamesa 7 MW – e cobre uma área igual a aproximadamente 20.000 campos de futebol. 

O setor offshore nos EUA, por outro lado, ainda é relativamente jovem. Sua primeira instalação offshore, o Parque Eólico Block Island de 30 MW, iniciou suas operações comerciais apenas em 2016. O projeto está localizado na costa de Rhode Island e é operado pela Orsted.

Veja outros projetos da Empresa em Renováveis

GE assina contrato com a Rio Energy para fornecer 30 turbinas eólicas onshore na Bahia

GE anuncia vagas de emprego no Nordeste para energia eólica em 2 estados

Muitas vagas de emprego em obras de construção civil para projeto projeto fotovoltaico no Ceará

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.