Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > A questão Energética > Turbina eólica mais potente do mundo Haliade-X já produz energia
Início do conteúdo da página

Turbina eólica mais potente do mundo Haliade-X já produz energia

Publicado: Sexta, 27 de Dezembro de 2019, 12h14 | Última atualização em Sexta, 27 de Dezembro de 2019, 12h14 | Acessos: 424

A holandesa Eneco começou a comprar energia elétrica produzida pelo protótipo da turbina eólica offshore Haliade-X de 12 MW do fabricante GE Renewable Energy.

Assista ao vídeo da matéria, no endereço abaixo

https://www.portal-energia.com/turbina-eolica-mais-potente-haliade-x-148185/

Pedro Reis 

26/12/2019

Turbina Eólica Haliade-X

A Haliade-X foi instalada no porto de Maasvlakte-Rotterdam, na Holanda. A energia produzida por esta fantástica turbina eólica está sendo comercializada pela Future Wind, uma joint venture entre as empresas Pondera Development e SIF Holding Netherlands.

Haliade-X a turbina eólica mais potente do mundo 

A Haliade-X é enorme, possui capacidade de 12 megawatts (MW), uma altura de 260 metros e 107 metros de comprimento das pás. 

"A GE RENEWABLE ENERGY A DESCREVEU COMO A “TURBINA EÓLICA OFFSHORE MAIS PODEROSA DO MUNDO". 

Veja aqui mais informações sobre a turbina eólica Haliade-X

Em comunicado divulgada, a GE informou que a turbina eólica produziu 262 megawatt-hora de energia recentemente em um período de 24 horas, o suficiente para abastecer 30.000 famílias na área. Em novembro passado, foi anunciado que a turbina gerou seu primeiro quilowatt-hora. 

Embora projetada para o setor offshore, a GE Renewable Energy disse que o protótipo da Haliade-X 12 MW seria instalado onshore de forma a “simplificar o acesso para testes”. A GE pretende comercializar a Haliade-X no máximo a partir de 2021, com produção em série com início no segundo semestre desse mesmo ano. 

Até o momento, a empresa diz que a Haliade-X foi escolhida como a turbina eólica preferida para vários projetos offshore. Isso inclui o projeto offshore de 3.600 MW do Dogger Bank no Reino Unido e o projeto de 1.100 MW da Ocean Wind nos EUA.

Nacelle - Turbina eólica Haliade X

Nacelle – Turbina eólica Haliade X 

érôme Pécresse, Presidente e CEO da GE Renewable Energy, enfatiza que “demorou mais de 20 anos para o setor de energia renovável instalar os primeiros 17 GW de energia eólica offshore. Hoje, a indústria prevê que mais de 90 GW serão instalados nos próximos 12 anos.” 

À medida que a tecnologia se desenvolve, o tamanho das turbinas eólicas vai aumentar. 

Em setembro de 2018, a MHI Vestas Offshore Wind lançou o que descreveu como “a primeira turbina eólica de dois dígitos disponível comercialmente no setor eólico”, a V164-10.0 MW. A V164-10.0 MW possui pás de 80 metros de comprimento, pesando 35 toneladas cada e uma altura de aproximadamente 187 metros. 

A Europa é um importante participante no setor eólico offshore, sendo a região de projetos de grande escala, como o Walney Extension. 

O Walney Extension foi inaugurado oficialmente em setembro de 2018, está localizado no Mar da Irlanda, tem uma capacidade total de 659 MW e gera eletricidade para quase 600.000 residências, segundo a empresa denergética dinamarquesa Orsted. 

O projeto Walney Extension possui 87 turbinas eólicas offshore, das quais 40 turbinas modelo MHI-Vestas 8.25 MW e 47 turbinas eólicas Siemens Gamesa de 7 MW, este fantástico projeto offshore cobre uma área igual a aproximadamente 20.000 campos de futebol. 

Por outro lado, o setor offshore nos EUA ainda é relativamente jovem. A primeira instalação eólica offshore, o Parque Eólico Block Island de 30 MW, iniciou a sua operação apenas em 2016. O projeto está localizado na costa de Rhode Island e é operado pela empresa Orsted. 

 

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.