Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > A questão Energética > Energia solar: vendas caem 75% com medo de taxação, diz empresário
Início do conteúdo da página

Energia solar: vendas caem 75% com medo de taxação, diz empresário

Publicado: Quinta, 06 de Fevereiro de 2020, 16h42 | Última atualização em Quinta, 06 de Fevereiro de 2020, 16h42 | Acessos: 260

Engenheiro fala sobre os benefícios dos sistemas fotovoltaicos para o agro, entre eles a economia de até 95% nos custos de energia elétrica. 

Assista ao vídeo da matéria, no endereço abaixo

https://www.canalrural.com.br/programas/informacao/rural-noticias/energia-solar-vendas-caem-taxacao/ 

03/02/2020 

O Brasil tem 171 mil sistemas fotovoltaicos conectados à rede, segundo levantamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar). De acordo com o engenheiro Igor Gontijo, o produtor consegue economizar até 95% dos gastos com energia elétrica. “É um valor expressivo para ele, que não tem uma renda mensal tão bem definida”, diz. 

Segundo o especialista, caso o produtor tenha capital próprio, o valor investido retorna em aproximadamente dois anos e meio. Em caso de financiamento, acrescenta-se um ano a esta conta. “E ele terá 80% de eficiência [de produção] por até 25 anos”, afirma. 

Energia solar: Aneel afirma que taxação estava prevista desde 2015 

Produtor que investiu em energia solar está preocupado com cobrança da Aneel 

Porém, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aguarda a edição de um projeto de lei que quer taxar a transmissão. O tema polêmico fez muitos produtores rurais repensarem seus investimentos na tecnologia. “Registramos uma queda de 75% nas vendas. Causa instabilidade em um setor que está crescendo muito e pode até inviabilizá-lo”, comenta Contijo, que tem uma empresa de sistemas fotovoltaicos.

 

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.