Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > A questão Energética > ONS pode utilizar plenamente potencial das UHEs do norte
Início do conteúdo da página

ONS pode utilizar plenamente potencial das UHEs do norte

Publicado: Terça, 18 de Fevereiro de 2020, 10h06 | Última atualização em Terça, 18 de Fevereiro de 2020, 10h06 | Acessos: 288

Reforços da transmissão colocaram, pela primeira vez em janeiro, à disposição do Operador as usinas estruturantes daquela região. 

https://www.canalenergia.com.br/noticias/53124184/ons-pode-utilizar-plenamente-potencial-das-uhes-do-norte 

20/01/2020

 Resultado de imagem para ONS pode utilizar plenamente potencial das UHEs do norte

Imagem do Google

A partir de janeiro o Operador Nacional do Sistema Elétrico ganhou um reforço importante vindo do norte do país. O órgão poderá explorar plenamente, pela primeira vez, o potencial hidráulico das usinas daquela região, constituída pelas UHEs do rio Madeira (Jirau e Santo Antônio), Belo Monte e Tucuruí. Segundo a instituição, a conjunção entre a geração dessas usinas e o reforço da rede de transmissão permitirá a inserção de 18 GW no sistema. 

Em comunicado o ONS apontou que apesar do atraso da estação chuvosa na temporada 2019/20, os institutos meteorológicos preveem chuvas para as próximas semanas que devem contribuir para a preservação dos armazenamentos nos reservatórios do sudeste, centro-oeste e nordeste. 

E lembra que é de acordo com a demanda total a ser atendida e a oferta a ser produzida pelas usinas, considerando as condições meteorológicas, o nível dos reservatórios e a possibilidade de geração eólica e fotovoltaica é que são acionadas as usinas térmicas. Nesta semana operativa (de 18 a 24 de janeiro) foi previsto o despacho dessa modalidade de geração equivalente a cerca de 50% da capacidade instalada dessas usinas no país.

 

Sobre o assunto

Situação dos Principais Reservatórios do Brasil – 14/02/2020

http://www.suassuna.net.br/2020/02/situacaodos-principais-reservatorios-do_14.html

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.