Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > A questão Energética > Projeto fotovoltaico vertical em barragem nos Alpes recebe aprovação
Início do conteúdo da página

Projeto fotovoltaico vertical em barragem nos Alpes recebe aprovação

Publicado: Terça, 08 de Setembro de 2020, 17h22 | Última atualização em Terça, 08 de Setembro de 2020, 17h22 | Acessos: 195

A desenvolvedora suíça Axpo agora está modificando o projeto da usina de 2 MW e deve tomar uma decisão final sobre a construção ainda este ano. Atualmente, está em negociações com potenciais consumidores de eletricidade.

https://www.pv-magazine.com/2020/04/02/vertical-pv-project-on-dam-in-alps-gets-approval/

From pv magazine Germany

02/04/2020


A Axpo planeja instalar 6000 módulos solares para o projeto piloto da Alpine -

Imagem: Axpo

Em novembro, a Axpo apresentou planos para construir a primeira planta fotovoltaica alpina na Suíça. O sistema de 2 MW será construído na barragem de Muttsee, a uma altitude de quase 2.500 metros acima do nível do mar.

As autoridades do cantão de Glarus finalmente aprovaram o projeto na quarta-feira, em cooperação com o município de Glarus Süd e o Escritório Federal Suíço de Energia.

A Axpo disse que agora tentará construir e comissionar a usina até o verão de 2021. No entanto, ainda está tentando esclarecer acordos de financiamento, disse Christoph Sutter, chefe de energia nova da Axpo.

"Estamos negociando com empresas interessadas em comprar a fábrica de Muttsee", explicou, observando que a Axpo tomará uma decisão final sobre quando o projeto será construído em algum momento no final deste ano.

Os rendimentos do sistema fotovoltaico em grandes altitudes parecem promissores, com potencial para gerar cerca de 2,7 GWh de energia solar. A Axpo também conduziu estudos recentes sobre cargas de vento e neve.

Pesquisadores do Instituto Suíço de Pesquisa em Neve e Avalanche (SLF) concluíram recentemente que altas cargas de neve podem ocorrer. Isso pode afetar o pé do muro, onde a neve se acumula. Para evitar danos a longo prazo aos módulos solares, a Axpo precisará adaptar um pouco o design do sistema. Um total de cerca de 6.000 módulos solares serão instalados em uma área de 10.000 metros quadrados.

Nas próximas semanas, a empresa também planeja se inscrever para adicionar o sistema a uma lista de projetos de farol no Escritório Federal de Energia. Mas antes que isso aconteça, é necessário tomar uma decisão sobre o design específico do sistema fotovoltaico. O plano inicial era instalar o nível superior do módulo em uma inclinação de 77 graus e o inferior em 51 graus. A conexão de rede para o projeto já está em vigor para a barragem voltada para o sul.

A Axpo espera que o sistema fotovoltaico entregue cerca de metade de sua produção de eletricidade nos meses de inverno. Altas altitudes oferecem a vantagem de menos nevoeiro e mais luz solar. A eficiência dos módulos também é maior em temperaturas mais baixas.

Além disso, o efeito bifacial é aprimorado pela cobertura de neve no inverno, como Axpo explicou em novembro. Portanto, espera que o projeto ajude a resolver a escassez de eletricidade no inverno na Suíça.

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.