Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > A questão Energética > Governo volta a discutir imposto para energia solar
Início do conteúdo da página

Governo volta a discutir imposto para energia solar

Publicado: Quarta, 29 de Setembro de 2021, 11h40 | Última atualização em Quarta, 29 de Setembro de 2021, 11h40 | Acessos: 119

https://www.tecmundo.com.br/mercado/212947-projeto-lei-quer-taxar-consumidores-energia-solar-entenda.htm

Tecmundo

Giovanna Fantinato

17/03/2021

O deputado federal Lafayette de Andrada (Republicanos), relator do Plano de Lei que busca taxar a energia solar no Brasil, definiu que as emendas propostas são "justas e equilibradas". A PL de 2019 propõe que as pessoas possam gerar sua própria energia em casa por meio de painéis solares, mas que haja uma cobrança de taxas sobre a Geração Distribuída (GD). Ou seja, uma "taxação do sol", como denominou o presidente, Jair Bolsonaro.

Na prática

Uma pessoa que possui painéis solares em casa pode ceder o excedente da produção à sua distribuidora. Se a energia obtida pelo painel suprir toda a sua necessidade, o consumidor deve pagar apenas o valor mínimo da conta de luz. Porém, a tarifa paga pelos consumidores não envolve só a energia utilizada, mas todos os encargos e o custo da rede. Assim, a PL exigiria a cobrança de parte destas taxas - que representaria cerca de 63% da tarifa total - para as pessoas que usam painéis solares.

Vantagens

Na última segunda-feira (15), o Presidente do Movimento Solar Livre, Hewerton Martins, falou que, mesmo com a probabilidade de tornar a energia sustentável mais cara, a iniciativa de “taxação do sol” significa que "o Brasil viraria subdesenvolvido em energia solar fotovoltaica”, afirma. Além disso, ele acrescentou que a PL não deve ter impacto ambiental, já que os painéis seriam instalados nas casas e prédios, aproveitando os espaços urbanos.

O objetivo é usar o dinheiro do subsídio e instalar painéis solares para todos. “Usando ou não, todos pagam a taxa mínima. Nesse projeto elimina-se essa tarifa para viabilizar que as pessoas em vulnerabilidade social tenham acesso à energia solar”, finalizou.

O projeto deve ser votado pelo Senado nos próximos meses.

Sobre o assunto

Corrida para garantir subsídio gera disparada nos pedidos de registro de usina solar

https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2021/09/corrida-para-garantir-subsidio-gera-disparada-nos-pedidos-de-registro-de-usina-solar.shtml

Quem gera energia solar zera a conta de luz?

https://gauchazh.clicrbs.com.br/colunistas/giane-guerra/noticia/2021/09/quem-gera-energia-solar-zera-a-conta-de-luz-cktvcxntj0005017lcathzuxf.html

Sobre a taxação da energia solar fotovoltaica

http://www.suassuna.net.br/2021/09/a-questaoenergetica-sobre-taxacao-da.html

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.