Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > A questão Energética > STF derruba artigo da constituição da Paraíba e autoriza energia nuclear no estado
Início do conteúdo da página

STF derruba artigo da constituição da Paraíba e autoriza energia nuclear no estado

Publicado: Quarta, 29 de Setembro de 2021, 12h07 | Última atualização em Quarta, 29 de Setembro de 2021, 12h07 | Acessos: 102

Com a decisão, Paraíba poderá ter usina nuclear e depósito de lixo nuclear. Ação foi do procurador-geral Augusto Aras.

Por G1 PB

15/09/2021

Fachada do Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília — Foto: José Cruz/Agência Brasil/Arquivo

O Supremo Tribunal Federal (STF) julgou procedente uma ação do Ministério Público Federal (MPF), protocolada pelo procurador-geral Augusto Aras, que questionava a validade do art. 232 da Constituição da Paraíba. O artigo proibia a instalação de usinas nucleares no estado e o depósito de lixo atômico em território paraibano.

Na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) de número 6.895, Aras defendeu que a norma paraibana invadiu competência exclusiva da União. A decisão do STF se deu em julgamento no plenário virtual, em que os ministros depositam seus votos sem a necessidade de encontro em tempo real.

O artigo impugnado proibia o depósito de lixo atômico não produzido no estado e, ainda, impedia a instalação de usinas nucleares no território. No texto da ação, o procurador-geral defendeu que “inexiste espaço para que estados, Distrito Federal e municípios editem normas paralelas” sobre a temática.

No voto, a relatora, ministra Cármen Lúcia, reiterou que a União já tem instituída a Comissão Nacional de Energia Elétrica, responsável pela “expedição de normas de instalações nucleares, transporte de material nuclear e a elaboração de regulamentos referentes à construção e à operação de estabelecimentos destinados a produzir materiais nucleares e a utilizar energia nuclear”.

O voto da relatora foi seguido pelos outros ministros da corte.

Sobre o assunto

INSTALAR USINA NUCLEAR EM ITACURUBA FERE A CONSTITUIÇÃO DE PERNAMBUCO

https://jornalistaslivres.org/usina-nuclear-constituicao/

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.