Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > A questão Energética > Energia Eólica: Tesla constrói a maior bateria do mundo em menos de 100 dias
Início do conteúdo da página

Energia Eólica: Tesla constrói a maior bateria do mundo em menos de 100 dias

Publicado: Terça, 18 de Setembro de 2018, 09h34 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h29 | Acessos: 979

04/12/2017
Maior bateria do mundo é instalada na Austrália. Foto: AFP/Divulgação

Unidade é instalada em rede na Austrália e pode fornecer energia para 300 mil domicílios por até uma hora.

ADELAIDE (Austrália) – A maior bateria de íon-lítio do mundo foi conectada nesta sexta-feira à rede de energia da Austrália, após a construção pela Tesla em menos de 100 dias, como havia sido prometido pelo diretor-executivo da empresa, Elon Musk. Ela é três vezes maior que a unidade de Mira Loma, na Califórnia, que anteriormente ostentava o título de maior do mundo.
No fim de setembro, Musk garantiu que cumpriria o prazo ou entregaria a bateria para o governo australiano de graça. O premier do estado de Austrália do Sul, Jay Weatherill, anunciou nesta sexta-feira que a bateria começou a fornecer energia para a rede da Austrália, no montante de 70 megawatts:
— A Austrália do Sul agora lidera o mundo em energia renovável, entregue em casas e empresas 24 horas por dia, sete dias por semana.
O lançamento oficial ocorreu pouco mais de 60 dias após a assinatura do contrato e coincidiu com o primeiro dia do verão australiano — estação do ano em que dispara o uso de ar-condicionado.
A Tesla informou que a bateria tem capacidade de fornecer energia para 30 mil domicílios por até uma hora no caso de um blecaute, mas deve ser também colocada em uso nos horários de pico para ampliar a demanda.
A bateria foi instalada perto da cidade Jamestown, a 200 quilômetros ao norte da capital do estado, Adelaide. Ela armazena energia gerada pela unidade eólica de Hornsdale, da empresa francesa de energia renovável Neoen. A bateria é parte de um plano de investimentos de US$ 420 milhões para tornar o estado independente da rede nacional.
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.