Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > A questão Energética > Projeto Coremas - Energia Solar Fotovoltaica
Início do conteúdo da página

Projeto Coremas - Energia Solar Fotovoltaica

Publicado: Terça, 14 de Agosto de 2018, 09h50 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h29 | Acessos: 1045
WEG - Energia Solar
13/08/2018

Resultado de imagem para Energia Solar
Painéis de Geração Solar Fotovoltaica - Imagem do Google


COMENTÁRIOS
João Suassuna – Pesquisador da Fundação Joaquim Nabuco

O município de Coremas, na Paraíba, já foi considerado a “Terra das Águas”, devido à existência das maiores represas do Estado - Coremas e Mãe D´água -, responsáveis diretas pelo abastecimento de boa parte do Alto Sertão paraibano. Atualmente, devido ao longo ciclo de secas existente na região (desde 2011 Coremas sofre com o fenômeno) o município perdeu esse reconhecimento perante à população. No entanto, não se deveria analisar a questão sob essa ótica. Coremas foi e é a terra das águas, e seus habitantes precisam entender que “água” é um bem natural “finito” e, portanto, precisa ser gerenciado com sensatez, porque, em caso contrário, ela termina se exaurindo de vez da região. Foi o que aconteceu em Coremas, cuja população utilizou suas águas de forma exacerbada e sem critérios, levando as represas ao volume morto, em 2017. Portanto, A desidratação da região de Coremas, não foi devida à existência do ciclo de secas que ainda perdura na região e, sim, da inexistência de gestão no uso de suas águas.
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.