Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > A questão Energética > Isenção para os mais pobres pode encarecer conta de luz, diz ex-Aneel
Início do conteúdo da página

Isenção para os mais pobres pode encarecer conta de luz, diz ex-Aneel

Publicado: Quarta, 18 de Julho de 2018, 10h09 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h29 | Acessos: 260
Segundo projeto aprovado na Câmara, empresas poderão repassar custos ao consumidor

Folha de São Paulo

11/07/2018
Resultado de imagem para Isenção para os mais pobres pode encarecer conta de luz, diz ex-Aneel
Eletrobras Amazonas - Subestação Manacapuru.
Imagem Google
COMENTÁRIOS
João Suassuna – Pesquisador da Fundação Joaquim Nabuco

Em 2008, concedi uma entrevista - publicada no EcoDebate -  na qual, entre outros assuntos, tratei da questão dos subsídios cruzados na irrigação com as águas do Rio São Francisco. Na matéria em questão, existe um ponto focal que é bastante semelhante ao tratado naquela entrevista, qual seja o do fato de se querer isentar, dos mais pobres, o custo da energia elétrica por ele consumida, para tanto elevando-se a tarifa dos consumidores de uma maneira geral. Igualmente ao subsídio cruzado tratado na entrevista, o subsídio utilizado no caso da energia elétrica, além de desequilibrar os custos do consumo do usuário, não é justo para o cidadão, de uma maneira geral, que paga regularmente seus impostos e, portanto, quer ver os seus recursos empregados de forma mais justa no desenvolvimento do País. Geralmente, em final de governo, esse tipo de proposta não costuma ser bem aceita perante a sociedade, e muito menos nas discussões para sua aprovação no Congresso Nacional.
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.