Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > A questão Energética > Morte de peixes paralisa turbinas de Belo Monte (Março 2018)
Início do conteúdo da página

Morte de peixes paralisa turbinas de Belo Monte (Março 2018)

Publicado: Terça, 20 de Março de 2018, 08h59 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h30 | Acessos: 351

Cada máquina acionada em Belo Monte tem 611 megawatts de potência, e sua paralisação significa um impacto pesado no planejamento do setor elétrico. Foto: Osvaldo de Lima | Norte Energia-15|02|2016

A decisão foi tomada após o órgão ambiental averiguar que, a cada teste e acionamento de suas máquinas, Belo Monte tem causado a mortandade de milhares de pescados, inclusive no período de desova. A decisão do Ibama, conforme apurou o Estado, foi tomada na sexta-feira, 9, após técnicos terem confirmado que o problema tem sido recorrente e que, mesmo após medidas tomadas pela empresa para acabar com o problema, a situação persiste. 

A morte dos peixes ocorre por causa da força que os rotores das turbinas geram no fundo do reservatório. Ao entrarem em operação ou mesmo durante sua fase de testes, as turbinas sugam os peixes.

Para ler a matéria, clique aqui!

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.