Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > A questão Energética > Racionamento da inteligência – Artigo de Roberto Pereira D’Araujo(Março 2018)
Início do conteúdo da página

Racionamento da inteligência – Artigo de Roberto Pereira D’Araujo(Março 2018)

Publicado: Terça, 20 de Março de 2018, 08h44 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h30 | Acessos: 274

Um racionamento, como o que sofremos em 2001, quando 25% da carga teve que ser “desligada”, provocou um grande estrago, pois esse corte só é encontrado em países em guerra ou com desastres naturais! Deveria ser uma lição definitiva sobre a importância do planejamento num sistema que, tendo a vantagem da hidroeletricidade, exige uma contrapartida de políticas públicas, coordenação e atenção ao futuro. Infelizmente, não aprendemos.


Mas, um racionamento disfarçado pode ser feito de outra forma, por exemplo, via preço. Atualmente, a parte da população de mais baixa renda vive sob “racionamento” de energia, já que nosso nível tarifário é absurdamente alto. Basta dizer que a tarifa brasileira, apesar de suas vantagens naturais, é a quinta mais cara do planeta. Hoje o brasileiro paga o dobro de um norueguês ou de um canadense (sistemas semelhantes). Pior, paga o dobro do que ele mesmo pagava 25 anos atrás! Qual a razão desse aumento? As autoridades não revelam. A razão está sob racionamento.

 

Para ler o artigo completo, clique aqui!

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.