Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > A questão Energética > Sobradinho está perto do volume morto (Novembro 2017)
Início do conteúdo da página

Sobradinho está perto do volume morto (Novembro 2017)

Publicado: Sexta, 17 de Novembro de 2017, 08h34 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h30 | Acessos: 389

Principal reservatório para geração de energia elétrica do Nordeste, Sobradinho deve atingir volume morto este ano. Essas são as projeções da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), que acontecem depois de identificar que a previsão de chuvas para a região é crítica. Isso significa dizer que o lago deixará de ser usado para a geração do insumo e será utilizado apenas para abastecimento humano e para a atividade produtiva.

Apesar disso, situação não terá impacto no abastecimento elétrico do País, que, mesmo diante de instabilidades, consegue ser alimentado via intercâmbio de energia entre as regiões e por fontes térmicas e renováveis. O diretor de Operações da Companhia, João Henrique Franklin, explica o motivo de isso acontecer.

"O período úmido (quando se espera que chova em abundância nas cabeceiras do Rio) está encerrado e os serviços meteorológicos não indicam chuvas até novembro, quando essa fase recomeça. Ou seja, até lá, o nível do reservatório vai cair", projeta, antecipando que segue em andamento um pleito para reduzir a vazão de Sobradinho de 700 metros cúbicos por segundo (m³/s) para 600 m³/s.


Confira o artigo completo aqui!

 

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.