Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > A questão Energética > Cenário de apreensão (Novembro 2017)
Início do conteúdo da página

Cenário de apreensão (Novembro 2017)

Publicado: Sexta, 17 de Novembro de 2017, 08h32 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h30 | Acessos: 372

Carinhosamente chamado de Velho Chico no cinema, na TV e na música, o rio São Francisco é o maior e mais importante do Nordeste do Brasil. Ao longo dos seus 2830 quilômetros de extensão, existem seis usinas nele instaladas que podem armazenar até 97% da energia da Região, além de ser fonte de água para navegação, pesca, irrigação, consumo humano e animal.

No biênio 2016/17 foram registrados seus piores índices de Energia Natural Afluente (ENA), podendo no final do ano a hidrelétrica de Sobradinho, hoje com apenas 3% de armazenamento, ser desligada para que não chegue ao seu volume morto. Sua vazão normal seria 1300 m3/s, já foi sistematicamente reduzida até 550 m3/s e não deve baixar mais pelo prejuízo que pode causar aos múltiplos usos do rio. Não há perspectiva de falta de energia nesse ano, mas essa situação exige uma operação cara e delicada.


Confira o artigo completo aqui!


Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.