Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > A questão Energética > Sistemas de armazenamento de energia contribuem para maior uso de fontes renováveis (Novembro 2017)
Início do conteúdo da página

Sistemas de armazenamento de energia contribuem para maior uso de fontes renováveis (Novembro 2017)

Publicado: Quinta, 09 de Novembro de 2017, 08h28 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h30 | Acessos: 295

sistemas_armazenamento


A demanda por energia vem crescendo cada dia mais. Segundo a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), até 2026 esse aumento deve ser de 3,7% ao ano. Considerando a vasta quantidade de recursos naturais disponíveis no País, as fontes renováveis ganham destaque como alternativas que podem contribuir de maneira sustentável para o abastecimento das cidades e indústrias.
No entanto, a geração de energia de plantas eólicas e solares para o sistema é incerta durante um determinado período. Em uma hidrelétrica com reservatório ou térmica tradicional, por exemplo, é possível planejar quando e o quanto de energia será gerada com uma antecedência de meses e até anos.Já no caso das plantas solares ou eólicas, a incerteza da disponibilidade da fonte primária (vento ou sol) no curto prazo (dias, horas, ou até frações de hora) as caracteriza como fontes intermitentes ou não-despacháveis. Esta intermitência, quando muito acentuada, pode trazer alguns problemas na operação dos sistemas elétricos, caso não seja gerenciada adequadamente.

Para ler a matéria completa, clique aqui!

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.