Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > A questão Energética > Crise hídrica não irá comprometer fornecimento de energia no nordeste, afirmam especialistas (Setembro 2017)
Início do conteúdo da página

Crise hídrica não irá comprometer fornecimento de energia no nordeste, afirmam especialistas (Setembro 2017)

Publicado: Quarta, 13 de Setembro de 2017, 08h13 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h31 | Acessos: 440


Participantes de audiência pública realizada no dia 6/9, afirmaram que, apesar da grave crise hídrica na região do Vale do São Francisco e no reservatório da barragem do Sobradinho, não haverá um comprometimento na distribuição de energia para o Nordeste. Eles falaram à Comissão Mista de Mudanças Climáticas, cujo presidente, senador Fernando Bezerra Coelho (PMDB-PE), requereu a audiência pública.
O diretor de Operação da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), João Henrique de Araujo Franklin Neto, ressaltou que a vazão mínima em Sobradinho baixou de 1.300 m³ por segundo em 2013 para 550 metros³ em setembro de 2017. Segundo ele, a preocupação da Chesf é com a garantia do abastecimento humano e projetos irrigação e não com questão energética.De acordo com João Henrique, o setor elétrico tem fontes alternativas que garantem uma segurança energética para o Nordeste, entre elas as eólicas e térmicas. Segundo ele, atualmente, apenas 15% da demanda energética do Nordeste são atendidos, em termos de consumo energético, pelo São Francisco.

Para ler a matéria completa, clique aqui!

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.