Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > A questão Energética > A megausina de energia solar encravada no deserto que pretende abastecer a Europa (Maio 2017)
Início do conteúdo da página

A megausina de energia solar encravada no deserto que pretende abastecer a Europa (Maio 2017)

Publicado: Quarta, 02 de Agosto de 2017, 09h04 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h31 | Acessos: 451

O micro-ônibus atravessa um enorme planalto em uma estrada recém-pavimentada do deserto de Marrocos. O chão é de terra seca e está cheio de rachaduras. Ainda assim, a região não parece tão desolada quanto já foi no passado. Neste ano, ela virou o lar de uma das maiores usinas solares do mundo.

Centenas de espelhos cruzados, cada um deles maior que um ônibus, estão enfileirados cobrindo 1,4 quilômetro quadrado de deserto, uma área do tamanho de 200 campos de futebol.
O enorme complexo está em um local ensolarado ao pé da cordilheira do Atlas, a 10 km de Ouarzazate, uma cidade cujo apelido significa "porta do deserto". Com cerca de 330 dias de sol por ano, é o lugar ideal.

Leia a matéria completa aqui!

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.