Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > A questão Energética > Pesquisadores chineses criam painéis solares que funcionam à noite (Abril 2017)
Início do conteúdo da página

Pesquisadores chineses criam painéis solares que funcionam à noite (Abril 2017)

Publicado: Quarta, 02 de Agosto de 2017, 09h03 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h31 | Acessos: 416

Pesquisadores de duas universidades chinesas desenvolveram um painel solar revolucionário que promete gerar energia mesmo em dias chuva, nevoeiro e período noturno. Para isso, foi utilizado um novo material chamado LPP (sigla em inglês d e “fósforo de longa persistência”), que pode armazenar energia solar durante o dia para que seja colhida à noite.

Com o LPP, o painel é capaz de armazenar energia solar durante o dia e as células solares continuam a produzir energia elétrica mesmo quando há pouca luminosidade. A eficiência da tecnologia está exatamente na conversão de eletricidade.
“O objetivo é elevar a eficiência de conversão da luz direta até que volte a ter mais, gerando energia suficiente em condições de pouca luminosidade tais como chuva, nevoeiro, bruma ou à noite”, explicou ao jornal o professor Tang Qunwei, da Universidade Oceânica da China, responsável pelo projeto.

“Só a luz parcialmente visível é que pode ser absorvida e convertida em eletricidade, mas esta matéria (LPP) pode armazenar energia solar a partir de luz não absorvida e próxima da infravermelha”, ressalta Tang, “permitindo a geração de energia contínua de dia e de noite”.Esses avanços foram publicados em revistas científicas dos Estados Unidos e da Europa, que destacaram a queda de custos que a energia solar poderia ter graças a esse tipo de painel.
Boa parte da energia consumida na China procede de combustíveis fósseis (carvão e petróleo), mas, ao mesmo tempo, a segunda economia mundial é o país com mais centrais solares instaladas (com capacidade para mais de 77 gigawats).

Leia o artigo completo aqui!

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.