Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > A questão Energética > Por causa do baixo volume na barragem, fornecimento de água para irrigação no Perímetro da Ribeira, SE, só acontecerá até amanhã
Início do conteúdo da página

Por causa do baixo volume na barragem, fornecimento de água para irrigação no Perímetro da Ribeira, SE, só acontecerá até amanhã

Publicado: Quinta, 21 de Março de 2019, 11h09 | Última atualização em Quinta, 21 de Março de 2019, 11h09 | Acessos: 404

O serviço será reativado assim que o reservatório obtiver sua recarga hídrica.

 

https://itnet.com.br/noticia/38059/por-causa-do-baixo-volume-na-barragem-fornecimento-de-agua-para-irrigacao-no-perimetro-da-ribeira-so-acontecera-ate-amanha

 

07/03/2019

A Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro) informa que, em função do baixo nível da barragem, o fornecimento de água para irrigação no Perímetro Irrigado da Ribeira, em Itabaiana, somente ocorrerá até o dia 8 de março, amanhã.

 

Desde o início de janeiro, a Empresa já vinha comunicando a paralisação do fornecimento aos agricultores irrigantes, que utilizam esta água para plantio, recomendando que não fossem feitos novos plantios nos lotes agrícolas.

 

O serviço será reativado assim que o reservatório obtiver sua recarga hídrica.  A medida está sendo adotada preventivamente, para manter a reserva necessária ao consumo humano na região, que depende da mesma barragem.

 

Nos cálculos iniciais, a previsão era que a suspensão deveria ocorrer no dia 28 de fevereiro.

Contudo, nova leitura nos volumes hídricos realizada nesta quarta-feira, 27, constatou a possibilidade do adiamento da suspensão definitiva, mantendo o fornecimento de água para irrigação por mais oito dias – portanto, até 08 de março.  A decisão é baseada em motivos técnicos.

 

Devido à escassez de chuvas, um levantamento constatou a existência de apenas 16% do volume de armazenamento útil (2.328.640 m³ dos 14.554.000 m³) na barragem que abastece com água bruta o perímetro irrigado da Cohidro, e com água potável as áreas urbanas dos municípios circunvizinhos, através da Deso.

 

Por este motivo, o perímetro da Ribeira já vinha operando em regime de racionamento desde o mês de setembro de 2018, quando reduziu o fornecimento de água de 12 para 8 horas diárias.

Os cálculos hídricos na barragem e a análise da condição meteorológica no período indicam condição crítica para a continuidade dos dois serviços e, por isso, o consumo humano terá uso preferencial nas reservas hídricas.

 

Fonte: Cohidro/SE

 

Sobre o assunto

ANA libera 403 agricultores para retirar água do açude Boqueirão de Cabaceiras, PB

 

http://www.suassuna.net.br/2019/02/ana-libera-403-agricultores-para.html

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.