Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > A questão Energética > Ceará tem uma das seis maiores usinas solares do Brasil
Início do conteúdo da página

Ceará tem uma das seis maiores usinas solares do Brasil

Publicado: Quinta, 28 de Março de 2019, 15h26 | Última atualização em Quinta, 28 de Março de 2019, 15h26 | Acessos: 299

Além da usina solar de Apodi, em Quixeré-CE, três das seis usinas solares se concentram em estados do Nordeste brasileiro

https://www.opovo.com.br/noticias/ceara/quixere/2018/12/ceara-tem-uma-das-seis-maiores-usinas-solares-do-brasil.html

 

O POVO

 

18/12/2018

energia solar
Ceará tem uma das seis maiores usinas solares em funcionamento no Brasil. (Foto: Edimar Soares em 04/08/2011)

O Ceará, com a usina solar de Apodi, do município de Quixeré, situado a quase 200 quilômetros de Fortaleza, tem uma das seis maiores usinas solares em operação no Brasil, conforme dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Das seis, quatro destas usinas solares estão concentradas no Nordeste brasileiro. Bahia, Ceará, Minas Gerais, Piauí e São Paulo são os estados em que se localizam as usinas.

Há um estudo da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica em que se projeta 2040 como o ano em que serão gerados 126 Gigawatts (GW) de energia solar no Brasil. O que faria do País um líder no setor, superando o hídrico. Mas a realidade hoje é que a fonte solar compõe apenas 1% da geração elétrica nacional.

Além da usina de Apodi, funcionando com 132 Megawatts (MW), as usinas solares com maiores potências em funcionamento hoje no território brasileiro são Pirapora (321 MW), em Pirapora-MG, Nova Olinda (210 MW), Ribeira do Piauí-PI, Ituverava (196 MW), Tabocas do Brejo Velho-BA, Bom Jesus da Lapa (158 MW), Bom Jesus da Lapa-BA e Guaimbê (150 MW), Guaimbê-SP.

LARISSA CARVALHO

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.