Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > A questão Energética > Bahia recebe a 1ª usina solar flutuante do Brasil, no Rio São Francisco
Início do conteúdo da página

Bahia recebe a 1ª usina solar flutuante do Brasil, no Rio São Francisco

Publicado: Quarta, 15 de Mai de 2019, 11h09 | Última atualização em Quarta, 15 de Mai de 2019, 11h09 | Acessos: 401

 

A planta piloto de painéis solares foi instalada pela Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), no reservatório da Usina Hidrelétrica de Sobradinho.

https://casa.abril.com.br/bem-estar/bahia-recebe-a-1a-usina-solar-flutuante-do-brasil-no-rio-sao-francisco/?fbclid=IwAR2XvPGF1fDgPZjPCGpjnVGbecyQbr9KFbAzABois4aISyHetu20fmGLvn4

Alex Alcântara

30/04/2019


(Reprodução/Casa.com)

Depois da 1ª usina do Brasil a gerar energia por meio de esgoto e lixo, no Paraná, o País ganha agora um novo tipo de geração de eletricidade. O Rio São Francisco, a partir do começo deste ano, recebeu uma Usina Solar Fotovoltaica Flutuante, como um projeto de estudo para avaliar a viabilidade técnica, econômica e ambiental do método.

 (Reprodução/Casa.com)

A planta piloto de painéis solares foi instalada pela Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), no reservatório da Usina Hidrelétrica de Sobradinho, na Bahia. A plataforma flutuante de Sobradinho tem 7,3 mil módulos de placas solares, área total de 10 mil m² e capacidade de gerar 1 megawatt-pico (MWp). Outros 4 MWp deverão ser instalados em 2019. Quando o projeto estiver concluído, com 5MWp, a usina flutuante deverá contar com 35 mil módulos e 50 mil m² de área sobre o reservatório de Sobradinho.

(Reprodução/Casa.com)

“No Nordeste, por exemplo, temos que criar um modelo que permita que o vento e sol, que são fontes de energia mais barata, possam beneficiar os consumidores”, explicou o ministro de Minas e Energia, Moreira Franco.

(Reprodução/Casa.com)

As placas solares têm o objetivo de converter a luz do sol em energia e, teoricamente, funciona melhor sobre a água pois é refrescada tanto pelo rio quanto pelo vento, atuando melhor do que no solo. No fim do projeto, ela poderá fornecer energia para até 20 mil casas populares.

 

Sobre o assunto

Chesf inicia estudos com painéis solares em reservatório de Sobradinho com potência de 5 MW pico

https://www.fundaj.gov.br/index.php/ultimas-noticias/202-observafundaj/a-questao-energetica/5927-chesf-inicia-estudos-com-paineis-solares-em-reservatorio-de-sobradinho-com-potencia-de-5-mw-pico

 

SOBRADINHO: MINISTRO DAS MINAS E ENERGIA VISITARÁ CANTEIRO DE OBRAS DA USINA SOLAR

https://www.fundaj.gov.br/index.php/a-questao-energetica/5944-sobradinho-ministro-das-minas-e-energia-visitara-canteiro-de-obras-da-usina-solar

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.