Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > A questão Energética > Rio São Francisco recebe usina solar flutuante na Bahia
Início do conteúdo da página

Rio São Francisco recebe usina solar flutuante na Bahia

Publicado: Quarta, 22 de Mai de 2019, 17h38 | Última atualização em Quarta, 22 de Mai de 2019, 17h38 | Acessos: 285

https://www.hypeness.com.br/2019/05/rio-sao-francisco-recebe-usina-solar-flutuante-na-bahia/?utm_source=facebook&utm_medium=hypeness_fb&fbclid=IwAR0zk9nQlES0MfpLzP5TFJvZBidH89thD0Pvg8D2Dw9JyldpvikSPcrY3fY

 

07/05/2019

Resultado de imagem para Rio São Francisco recebe usina solar flutuante na Bahia

Usina Solar flutuante no Rio São Francisco - Imagem do Google

 

Rio São Francisco – um dos mais importantes cursos d’água do Brasil e da América do Sul, acaba de ganhar uma Usina Solar Fotovoltaica Flutuante, para transformar a luz solar em energia elétrica. A instalação foi feita pela Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) no reservatório da Usina Hidrelétrica de Sobradinho – na Bahia e este sistema é pioneiro no Brasil.

 

Segundo a empresa, o objetivo é avaliar a viabilidade técnica, econômica e ambiental do projeto, para que ele possa participar de leilões de venda de energia e ser reproduzido em outros reservatórios ou até mesmo em rios. A plataforma instalada tem 7,3 mil módulos de placas solares, área total de 10 mil metros quadrados e capacidade de gerar 1 megawatt-pico (MWp). Outros 4 MWp deverão ser instalados ainda em 2019.

 

Hoje, o Brasil possui um sistema de setor energético centralizado, que não beneficia o consumidor, é caro e, em sua maioria, não renovável. De acordo com o ministro de Minas e Energia – Moreira Franco, nosso país precisa diversificar a matriz energética, aproveitando as potencialidades de cada região. Até agora a Chesf já investiu R$ 56 milhões e o próximo passo é instalar contêineres de conversão da energia, para que a energia possa ser enviada às linhas de transmissão da usina hidrelétrica.

 

 

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.