Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Adaptação ao Aquecimento Global > O aquecimento global e o Brasil: Regiões Sul e Sudeste
Início do conteúdo da página

O aquecimento global e o Brasil: Regiões Sul e Sudeste

Publicado: Quarta, 12 de Junho de 2019, 15h43 | Última atualização em Quarta, 12 de Junho de 2019, 15h43 | Acessos: 527

http://www.conpet.gov.br/noticias/noticia.php?segmento=&id_noticia=1140

 

Redação Portal Conpet

 

13/04/2007

 

Quem mora na região sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul) precisará comprar um belo par de galochas, pois choverá bastante. Em uma previsão otimista, a região se tornará em média 3°C mais quente, a sofrerá de verões quentes, invernos rigorosos e muita chuva. O cenário pessimista calcula um aumento médio de 4°C, verões mais quentes ainda, invernos gelados e muitas enchentes.

Mas não pense que isso é de todo ruim. A água da chuva poderá ser usada para gerar energia, o que quer dizer que esta área estará livre dos apagões que devem ocorrer nas regiões Norte e Nordeste. Se chover bastante mesmo, o Sul poderá até suprir estas outras regiões com energia de suas hidrelétricas.

Outra coisa que deve mudar é a paisagem. Pode começar a dizer adeus às plantações de maçã e olá para os pés de café. A produção de grãos (arroz, milho, soja etc) também deve diminuir bastante.

Na região sudeste (Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo), o estrago seria semelhante. Ciclones e furacões atingirão o litoral, o inverno seria extremamente frio e o verão quente. São Paulo sofreria com extremos de seca e inundações, sem mais tempos de garoa. O aumento no nível do mar e as fortes ressacas fariam sumir parte do Rio de Janeiro, assim como de Santos e outras cidades costeiras. A região de Minas seria a menos afetada, pois suas temperaturas se tornariam mais amenas do que são hoje.

E você lembra dos refugiados da Amazônia, que se tornará um deserto? Eles trarão doenças típicas da região para cá, podendo causar epidemias.

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.