Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Adaptação ao Aquecimento Global > Jeff Bezos compromete US $ 10 bilhões para combater as mudanças climáticas
Início do conteúdo da página

Jeff Bezos compromete US $ 10 bilhões para combater as mudanças climáticas

Publicado: Quinta, 27 de Fevereiro de 2020, 11h12 | Última atualização em Quinta, 27 de Fevereiro de 2020, 11h12 | Acessos: 400

Assista ao vídeo da matéria, no endereço abaixo

https://edition.cnn.com/2020/02/17/tech/bezos-earth-fund-climate-change/index.html 

18/02/2020

Resultado de imagem para Jeff Bezos commits $10 billion to fight climate change

Imagem do Google 

São Francisco (CNN Business) Jeff Bezos está investindo seu peso - e riqueza - por trás da luta contra as mudanças climáticas meses depois que os funcionários da Amazon pressionaram publicamente ele e a empresa a fazer mais para resolver o problema. 

O CEO da Amazon (AMZN) anunciou na segunda-feira um novo fundo para apoiar cientistas, ativistas e organizações que trabalham para mitigar o impacto das mudanças climáticas. Bezos comprometerá US $ 10 bilhões "para começar", disse ele em um post no Instagram. 

A iniciativa, chamada Bezos Earth Fund, começará a conceder doações neste verão. O compromisso de US $ 10 bilhões constitui menos de 8% do patrimônio líquido estimado em US $ 130 bilhões do homem mais rico do mundo. Mesmo assim, é uma das maiores promessas de caridade de todos os tempos, segundo um ranking da Crônica da Filantropia, por trás de um compromisso de US $ 36 bilhões do bilionário Warren Buffett em 2006 e uma promessa de US $ 16,4 bilhões estimada por Helen Walton, a falecida esposa do Walmart (16,4 bilhões de dólares). WMT) fundador Sam Walton, em 2007. 

"A mudança climática é a maior ameaça ao nosso planeta", disse Bezos no post. "Quero trabalhar ao lado de outros para ampliar maneiras conhecidas e explorar novas maneiras de combater o impacto devastador das mudanças climáticas". 

Bezos tem sido pressionado por seus funcionários a fazer mais para proteger o meio ambiente. Milhares de funcionários da Amazon assinaram uma carta em maio passado perguntando como a empresa planejava responder às mudanças climáticas, e muitos deles fizeram uma paralisação em setembro pedindo que ela fizesse mais. 

Um dia antes da paralisação, a Amazon anunciou uma promessa de se tornar neutra em carbono até 2040, dez anos antes do prazo estabelecido pelo acordo climático de Paris. A empresa também disse que implantará 100.000 vans de entrega elétrica até 2024. 

"Serão tomadas ações coletivas de grandes empresas, pequenas empresas, estados nacionais, organizações globais e indivíduos", disse Bezos. 

Os funcionários da Amazon for Climate Justice, o grupo que organizou a paralisação do ano passado, responderam à mais recente promessa de Bezos dizendo que mais precisa ser feito para lidar com causas subjacentes, como o consumo de combustíveis fósseis. 

"Aplaudimos a filantropia de Jeff Bezos, mas uma mão não pode dar o que a outra está tirando", disse o grupo em comunicado nesta segunda-feira, pedindo à Amazon que pare de trabalhar com empresas de petróleo e gás ou financiar grupos de reflexão que negam as mudanças climáticas. 

"Jeff Bezos nos mostrará a verdadeira liderança ou continuará sendo cúmplice na aceleração da crise climática, enquanto supostamente tenta ajudar?" acrescentou.

 

Versão para o português feita por João Suassuna, fazendo uso do Google Tradutor 

Fonte: Leonardo Sampaio

 

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.