Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Adaptação ao Aquecimento Global > Mundo corre risco se aquecimento global não for contido, diz ONU
Início do conteúdo da página

Mundo corre risco se aquecimento global não for contido, diz ONU

Publicado: Segunda, 15 de Outubro de 2018, 09h01 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h31 | Acessos: 657
Relatório alerta que a população tem que fazer o maior esforço da história para limitar o aquecimento até 2030 a apenas mais 0,5°C.
Assista ao vídeo da matéria, no endereço abaixo

Jornal Nacional

08/10/2018
Resultado de imagem para Aquecimento Global
Foto do Google

 

Um relatório das Nações Unidas divulgado nesta segunda-feira (8) alertou sobre os riscos que a população mundial está correndo se não conseguir conter o aquecimento global.
Desde que as indústrias viraram o motor da economia, no século 19, o mundo aqueceu 1°C. Agora, a ONU alerta que a gente tem que fazer o maior esforço da história para limitar o aquecimento até 2030 a só mais 0,5°C.
Mesmo esse aquecimento de 0,5°C pode causar transtornos gigantes: o nível do mar vai subir e de 31 a 69 milhões de pessoas devem ser afetadas; 14% da população do mundo vão enfrentar superondas de calor; mais de 350 milhões de pessoas vão sofrer com escassez de água; as plantações, principalmente em lugares quentes como o Brasil, estarão ameaçadas.
O relatório divulgado pela ONU informa que isso tudo é o melhor cenário possível. Porque se a gente deixar a temperatura subir mais 1°C, a catástrofe vai ser muito maior. Mas para que o mundo aqueça apenas 0,5°C, a gente tem 12 anos para fazer uma revolução na economia.
Temos que mudar o jeito como lidamos com a terra, indústria, transportes, cidades e produção de energia. "Esse é o nosso desafio. Hoje 85% da energia global vêm de combustíveis fósseis", diz o secretário-geral da Organização Meteorológica Mundial, da ONU.
Até 2030, a emissão de gases causadores do efeito estufa tem que cair 45% em relação aos níveis de 2010.

 

Sobre o assunto
ONU alerta para graves efeitos de aquecimento global superior a 1,5°C

Aquecimento global. Temos 12 anos para evitar uma catástrofe
No combate às alterações climáticas, “o que vai fazer a diferença é a vontade política dos países”
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.