Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Adaptação ao Aquecimento Global > Adaptação ao Aquecimento Global no N/NE e Convivência com a Seca a voz da pesquisa Resumo Executivo-versão 0.2 (Fevereiro 2018)
Início do conteúdo da página

Adaptação ao Aquecimento Global no N/NE e Convivência com a Seca a voz da pesquisa Resumo Executivo-versão 0.2 (Fevereiro 2018)

Publicado: Quarta, 21 de Fevereiro de 2018, 08h56 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h31 | Acessos: 561

A Adaptação ao Aquecimento Global é questão fundamental ao desenvolvimento sustentável das Regiões Norte/Nordeste - N/NE, sem a qual podem, a um médio prazo, de umas cinco décadas, sofrer incontáveis prejuízos e retrocessos em seus processos de desenvolvimento. Na atual fase do Aquecimento Global e por um longo tempo adiante há, na área semiárida, grande margem de coincidência entre soluções de Convivência com a Seca e de Adaptação ao Aquecimento Global no que tange à produção agropecuária no Nordeste do Brasil e, no futuro próximo, na banda oriental da Região Norte. Para abalizar as condições de enfrentamento do problema, a partir de opiniões colhidas de 175 pesquisadores agropecuários no N/NE, este trabalho visa expor: o conhecimento destes profissionais sobre o Aquecimento Global e Convivência com a Seca e seus prognósticos das mudanças à frente, com base no observado e sua tendência, associado às previsões climáticas modeladas pelos institutos especificamente voltados aos estudos climáticos; os caminhos já disponíveis aos agropecuaristas para Adaptação ao Aquecimento Global; destacados temas da pesquisa agropecuária como contribuição à pauta de pesquisa que deve apoiar as ações de combate aos efeitos do Aquecimento Global; e subsídio aos poderes públicos brasileiros para a formulação e implantação de políticas públicas relativas à superação dos efeitos negativos do Aquecimento Global. O questionário foi enviado a pesquisadores agropecuários do Norte/Nordeste.


Para ler a matéria completa, leia aqui!

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.