Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Adaptação ao Aquecimento Global > As capacidades de Adaptação ao Aquecimento Global dos países de língua portuguesa (Agosto 2017)
Início do conteúdo da página

As capacidades de Adaptação ao Aquecimento Global dos países de língua portuguesa (Agosto 2017)

Publicado: Quarta, 23 de Agosto de 2017, 09h23 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h31 | Acessos: 468

Esta postagem dá continuidade a comparações entre países sobre a capacidade de Adaptação ao Aquecimento Global sob o ângulo da capacidade efetivamente exercida de crescimento do produto per capita. Utilizando o banco de dados sobre produto per capita dos países disponibilizado pelo Banco Mundial para acesso público foram primeiramente comparados os cinco maiores países. Para cada país comparado tomou-se o produto per capita relativo análogo mundial em dólares do ano, em termos de paridade de poder de compra, ou seja, dividiu-se o produto per capita do país pelo produto per capita mundial (1).

Os dados utilizados foram do ano de 1990 e de um quarto de século após, do ano de 2015. O Canadá, o Brasil e os Estados Unidos se distinguiram por capacidade de Adaptação abaixo da média, segundo o indicador "taxa de crescimento do GDP per capita (2). Entre 1990 e 2015 o produto per capita canadense cresceu -1,08% ao ano e o brasileiro -0,85% ao ano.
Do ponto de vista do que indica a GDP per capita ambos, os dois menos bem posicionados, o Canadá e o Brasil, estão mal situados quanto à capacidade de desviar recursos do uso corrente para financiar  atividades dirigidas à Adaptação. Mas há uma diferença entre a terra da Rainha e a República verde amarela. Com o Aquecimento o Canadá, pelo recuo do permafrost ganha terra agricultável. O Brasil vai vendo a aridização reduzir a área agricultável nas latitudes próximas à linha equatorial, latitudes de até 15 graus de latitude Sul, onde se encontra a maior parte de seu território. Vai faltando recursos para o necessário grande esforço de Adaptação.

 

Para ler a matéria completa, clique aqui!

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.