Curso capacita e requalifica profissionais do turismo em Fernando de Noronha
As aulas seguem até a próxima sexta-feira (18), fechando uma carga horária de 20 horas neste primeiro módulo. O lançamento oficial da capacitação foi realizado no 11 deste mês pelo Ministro da Educação, Milton Ribeiro, o presidente da Fundaj, Antônio Campos, o gerente de Promoção Internacional do Turismo de Natureza da Embratur, Jerreneri Vital Ferreira, e o diretor da Difor, Wagner Maciel
Do conceito de turismo, passando pelos impactos gerados pela atividade turística, abordando ainda outros temas, como a responsabilidade ambiental e o desenvolvimento sustentável, o curso para Condutores de Visitantes da Ilha de Fernando de Noronha tem levado, ao longo desta semana, capacitação aos profissionais de turismo do arquipélago. Lançado oficialmente no dia 11 de dezembro pela Fundação Joaquim Nabuco, por meio de sua Diretoria de Formação Profissional e Inovação (Difor), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (embratur), o curso teve o primeiro módulo iniciado, na última segunda-feira (14), de forma presencial, no Parque Nacional Marinho de Noronha.
Ao todo, são 50 participantes divididos em duas turmas, uma no turno da tarde (15h às 19h) e a outra no período da noite (19h às 23h). Os encontros seguem até a próxima sexta-feira (18), fechando uma carga horária de 20 horas, neste primeiro módulo. Os demais módulos estão sendo definidos pela Difor. As aulas estão sendo ministradas pela professora Andréa Berenguer. O lançamento oficial da capacitação foi realizado na Sala Calouste Gulbenkian, campus Casa Forte, no Recife, pelo ministro da Educação, Milton Ribeiro, o presidente da Fundaj, Antônio Campos, o gerente de Promoção Internacional do Turismo de Natureza da Embratur, Jerreneri Vital Ferreira, e o diretor da Difor, Wagner Maciel.
Veja também
Fundaj lança curso para condutores de visitantes da Ilha de Fernando de Noronha
“É muito gratificante ter essa experiência com eles, trocando, conversando. Esse curso é um curso de capacitação para quem já é um condutor de visitantes, têm profissionais que são condutores de visitantes há 20 anos. Todos bem interessados nessa requalificação para esse novo mundo que estamos vivendo”, ressaltou a coordenadora do curso, Andréa Berenguer. Ela enfatiza o leque de temas abordados ao longo das aulas. “Todos estão participando com assiduidade, o cronograma está sendo desenvolvido como planejado e da melhor forma possível, com o interesse de passar informações de documentos oficiais, de portarias”, pontua Andrea.
De acordo com Demetrius Sandoval, presidente da Associação de Condutores de Fernando de Noronha, o curso promovido pela Fundaj preenche uma lacuna dos profissionais do arquipélago. “É de grande valia para nós condutores. Houve um tempo de hiato importante que não tivemos requalificação, e conhecimento sempre é bom, visto que somos um dos elos do turismo com a Ilha de Fernando de Noronha”, afirma.
“É um curso de grande importância para todos nós para a troca de conhecimentos e é de grande valia. Que venham mais cursos, fazia bastante tempo que não ocorriam e graças a Deus estamos retornando com eles”, comemora Francinete de Jesus Santana, que atua há mais de 20 anos com o turismo da região. Também condutor há mais de duas décadas no arquipélago, Lucas Flor enfatizou o sentimento de “gratidão pela qualificação profissional” viabilizada pela Fundação Joaquim Nabuco.
Redes Sociais