Diretor da Dimeca ressalta a força da religião no Nordeste
Martio Helio foi o palestrante do terceiro dia do curso “Roteiros para o Turismo Religioso no Nordeste do Brasil”. Aulas seguem até sexta (30)
O diretor de Memória, Educação, Cultura e Arte (Dimeca) da Fundaj, o escritor e jornalista Mario Helio Gomes, foi o palestrante do terceiro dia do curso “Roteiros para o Turismo Religioso no Nordeste do Brasil”. Durante a aula, Mario falou sobre turismo, fé e a história de Pernambuco, ressaltando a grande quantidade de municípios do estado com nomes de santos católicos e a força da religião aqui. “Cada um de nós nasce sobre a fé, cada família tem uma história e a fé tem uma história em cada país, não é estática, se transforma historicamente”, disse.
Ele ainda destacou a influência de marcos históricos nos aspectos religiosos de uma região, como a colonização, por exemplo. Sobre tradição, o escritor explicou: “O que faz com que uma religião mude o mínimo possível, que se mantenha ao longo do tempo, é a ideia de tradição e de que temos que conservar aquilo o que os nossos ancestrais fizeram”.
O encontro foi realizado através da plataforma online Google Meet e contou com a participação de 50 pessoas, que interagiram por meio do chat e, ao final, com perguntas e comentários sobre a aula. A coordenadora do curso e professora Andréa Berenguer reforçou, junto aos alunos, a importância do Código Mundial de Ética do Turismo para garantir que as ações na área sejam respeitosas com todas as religiões e valorizem a cultura local. O curso segue até a próxima sexta-feira (30), das 10h às 12h.
Confira a cobertura sobre o curso:
Primeiro dia:
Segundo dia:
Redes Sociais