Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > Fundaj lança projeto sobre sustentabilidade e plano de trabalho relacionado para a Instituição
Início do conteúdo da página

Fundaj lança projeto sobre sustentabilidade e plano de trabalho relacionado para a Instituição

Publicado: Sexta, 28 de Mai de 2021, 17h48 | Última atualização em Segunda, 31 de Mai de 2021, 11h39 | Acessos: 271

Iniciativas celebram o Dia Mundial do Meio Ambiente e definem diretrizes para a gestão de recursos ambientais, como o fim das impressões e a compra apenas de empresas com certificação ambiental

No próximo sábado (5), o mundo celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente. Na ocasião, a Fundação Joaquim Nabuco lançará em seu canal no YouTube, o projeto Fundaj Sustentável. A iniciativa marca a assinatura do Plano de Sustentabilidade Ambiental da Instituição Federal e as diretrizes para atuar junto à redução de impactos e preservação dos recursos naturais. Já nos dias 1 e 2 de junho, a Instituição promove, por meio de sua Diretoria de Pesquisas Sociais (Dipes), a Semana do Meio Ambiente com a realização do seminário  “Oportunidades e Ameaças no Bioma Caatinga”, também pelo seu canal no YouTube.

 "A Educação é um dos principais pilares desta Casa, portanto é de nossa responsabilidade pensar ações práticas que sirvam de modelo nos campos público e privado", defendeu o presidente da Fundaj, Antônio Campos. Na sequência, Campos assina um acordo de cooperação técnica com o Instituto de Inovação e Economia Circular (IEC), do Centro de Recondicionamento de Computadores de Pernambuco (CRC-PE). O Instituto tem a função de recolher eletrônicos descartados e reciclar os equipamentos para doar a ONG´s. A solenidade conta com a participação de Sávio França, fundador do IEC. 

Outras medidas que a instituição deve tomar são: a adoção de documentação eletrônica, eliminando a impressão de relatórios e textos; as instalações de pontos de coleta seletiva dos três campi situados no Recife: Apipucos, Casa Forte e Derby e de sistema de reúso de água; campanha educativa com os servidores, terceirizados e estagiários sobre economia de energia elétrica e papel, além da distribuição de canecas ecológicas para os mesmos, eliminando o uso de copos descartáveis.   

De acordo com o Plano de Sustentabilidade Ambiental, a expectativa é de que até 2023 a Fundaj seja reconhecida pela comunidade acadêmica, setor público e sociedade civil por projetos que explorem a interdependência entre meio ambiente, educação e cultura. "Ambas as áreas são trabalhadas pela Instituição. De modo que a execução deste Plano assume a integração de múltiplas competências, em uma verdadeira articulação das redes de conhecimento. Essa é a postura necessária para instituições e empresas do futuro, que precisam ser iniciadas no presente", destaca o presidente da Fundaj.

Ao longo de 14 páginas, o plano em questão define as diretrizes e metodologias que serão adotadas na implementação do novo modelo de gestão. A ampliação da sementeira do campus Apipucos deverá garantir, por exemplo, a produção média de 400 mudas de árvores e plantas por ano. Mas há também um plano para a redução do consumo de energia, que contará com o incentivo dos servidores e colaboradores dos diversos setores da Instituição até a compra de produtos exclusivamente com empresas com certificação de consciência ambiental.

Programação

As ações da Fundaj para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente serão iniciadas com o seminário “Oportunidades e Ameaças no Bioma Caatinga”, evento que será realizado nos dias 1 e 2 de junho das 10h às 12h e das 12h às 17h. Com transmissão ao vivo no canal da Fundaj no YouTube, será aberto com a apresentação do “Panorama da pesquisa no bioma Caatinga. ” Além da presença do coordenador do seminário e pesquisador da Fundaj, Neison Freire, participarão da mesa o coordenador regional do Projeto Rural Sustentável Caatinga, Francisco Campelo, que dará uma palestra magna, e o diretor da Dipes, Luis Henrique Romani. 

Outras três mesas  serão realizadas: Biodiversidade e Desertificação na Caatinga,  Convivência com o Semiárido - Educação, Contexto e Pandemia e Unidades de conservação, povos e comunidades tradicionais. “A Fundaj tem um dos acervos mais significativos sobre o bioma caatinga na área de pesquisa, com muitas contribuições de longa data para a ciência e a tecnologia. É uma grande oportunidade para discutir os novos resultados das pesquisas da instituição voltadas para o único bioma exclusivamente brasileiro e também interagir com pesquisadores de outras instituições”, destaca Neison Freire.

Confira a matéria.

 

No dia 5, quando se celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente, as redes sociais da Fundaj publicarão conteúdo relacionado à temática. A programação começa às 9h com o lançamento do Plano de Sustentabilidade Ambiental pelo presidente da Fundaj, Antônio Campos e o diretor de Planejamento e Administração (Diplad) da Fundaj, Allan Jones. 

Os coordenadores-gerais do Centro de Estudos em Dinâmicas Sociais e Territoriais (Cedist) da Dipes, Neison Freire, e de Ações Educativas do Museu do Homem do Nordeste, vinculada à Diretoria de Memória , Educação, Cultura e Arte (Dimeca), Edna Silva, falarão sobre suas respectivas ações relacionadas ao meio ambiente. Haverá, ainda, oficinas realizadas pelo Educativo do Museu e do Engenho Massangana. 

Programação:

1 e 2 de junho

Semana do Meio Ambiente da Diretoria de Pesquisas Sociais (Dipes)

5 de junho

Manhã

9h - Lançamento do Plano de Sustentabilidade Ambiental da Fundação Joaquim Nabuco.

Presidente da Fundaj, Antônio Campos, e o diretor de Planejamento e Administração  (Diplad) da Instituição, Allan Jones

9h30 - Assinatura de acordo de cooperação técnica com o Instituto de Inovação e Economia Circular para recolhimento dos eletrônicos descartados pela Fundaj.

Presidente da Fundaj, Antônio Campos, e o Fundador do Instituto de Inovação e Economia Circular, Sávio França

10h30 - Ações relacionadas ao Meio Ambiente realizadas pela Diretoria de Pesquisas Sociais (Dipes) da Fundaj

Coordenador-geral do Centro de Estudos em Dinâmicas Sociais e Territoriais (Cedist), da Dipes, Neison Freire

 

Tarde

13h - Ações do Educativo do Museu do Homem do Nordeste e do Engenho Massangana relacionadas ao Meio Ambiente

Edna Silva, coordenadora de Ações Comunitárias e Educativas do Museu do Homem do Nordeste

14h- Oficina: cultivo de ervas medicinais em garrafa PET

Educativo do Engenho Massangana

15h - Oficina de tintas naturais

Educativo do Museu do Homem do Nordeste

16h - Oficina para ensinar a fazer o brinquedo Vai e Vem 

Educativo do Museu do Homem do Nordeste

17h - Oficina para ensinar  fazer bola de meia.

Educativo do Museu do Homem do Nordeste

Transmissão no canal oficial da Fundaj, no YouTube

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.