Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > Comitê de Educação Integral de Pernambuco realiza primeira Oficina do Mais Educação para a Ação Jovens de 15 a 17 Anos no Ensino Fundamental
Início do conteúdo da página

Comitê de Educação Integral de Pernambuco realiza primeira Oficina do Mais Educação para a Ação Jovens de 15 a 17 Anos no Ensino Fundamental

Publicado: Sexta, 03 de Outubro de 2014, 10h35 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h13 | Acessos: 2439

Com o intuito de discutir a implementação de ação do Programa Mais Educação direcionada a jovens de 15 a 17 anos que estão no ensino fundamental, o Comitê Territorial de Educação Integral em Pernambuco realizou, no dia 05 de setembro (sexta-feira), primeira oficina com coordenadores do Mais Educação da Secretaria Estadual de Educação e das Secretarias Municipais de Educação de Camaragibe, Joaboatão dos Guararapes, Altinho, Cabo de Santo Agostinho, Catende, Goiana, Bom Conselho e Recife.

No encontro foram estudados documentos legais de referência do Mais Educação e materiais pedagógicos, bem como foram discutidas propostas de atividades de municípios presentes visando organizar subsídios para auxiliar o trabalho nos territórios pernambucanos. Esse material de apoio está disponível na página do Programa Mais Educação e no Portal da Educação Integral, ambos do Ministério da Educação – MEC e pode ser acessado nos links a seguir:

:: Resolução CD/FNDE Nº 14, de 9 de junho de 2014
:: Manual Operacional da Educação Integral - 2014
:: Caderno de Reflexões - Jovens de 15 a 17 anos no Ensino Fundamental
:: Trajetórias Criativas - Proposta
:: Trajetórias Criativas - Identidade
:: Trajetórias Criativas - Convivência
:: Trajetórias Criativas - Iniciação Científica

Segundo Glauce Gouveia, articuladora do Comitê de Educação Integral de Pernambuco, o Comitê de Pernambuco fomentará encontros periódicos para se continuar discutindo propostas e estratégias de ações que ajudem as escolas a desenvolverem atividades específicas para os jovens de 15 a 17 anos que estão no fundamental, que respeitem as identidades locais.


Além de se discutir a construção de um currículo específico na perspectiva da Educação Integral em Jornada Ampliada, que contemple a relação com a família/comunidade e seus saberes; a integração de diferentes áreas do conhecimento escolar; a valorização dos saberes e fazeres típicos dos jovens e o estímulo à autonomia, à autoria e ao protagonismo dos estudantes, debateu-se sobre as possibilidades de utilização dos recursos financeiros do PPDE-Educação Integral, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), para a ação em tela.

Para os participantes da oficina, as discussões fortalecem o trabalho de quem se prontifica a ajudar os jovens que estão em defasagem idade/ano de escolaridade a reverem suas trajetórias de vida. Renata Lopes, coordenadora do Programa Mais Educação no município de Jaboatão dos Guararapes, destaca a importância de se “discutir com os municípios integrantes da Ação do Mais Educação - Jovens de 15 a 17 Anos no Fundamental atividades que sirvam como um resgate e inclusão desses jovens no fazer pedagógico da escola”.

As produções da oficina foram socializadas nos dias 18 e 19 de setembro, na 44ª reunião do Comitê de Pernambuco, para as demais secretarias parceiras do Mais Educação no estado, a fim de ampliar e retroalimentar as discussões inicias. Em Pernambuco, das 183 Secretarias de Educação que participaram da adesão ao Mais Educação este ano, 139 possuem escolas que optaram por desenvolver ações específicas para jovens de 15 a 17 anos que estão no ensino fundamental, totalizando 770 unidades de ensino na adesão de 2014.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.