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Curso de Especialização em Estatísticas Sociais

Publicado: Quarta, 16 de Mai de 2012, 15h03 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h16 | Acessos: 5408

Curso de Especialização em Estatísticas Sociais



1. Introdução e dados gerais do programa

O curso de Especialização em Estatísticas Sociais (EES), a ser oferecido pela Fundação Joaquim Nabuco, tem como público-alvo profissionais das mais diversas áreas envolvidos em atividades que demandam realizar análises e interpretações de estatísticas sociais produzidas pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE e outros órgãos oficiais produtores de informações. 

O curso objetiva dotar os profissionais do setor publico com conhecimentos básicos e instrumentos de análise complementares promovendo um conhecimento mais abrangente e aprofundado de temas próprios das análises das estatísticas sociais, aperfeiçoando-os para o exercício de suas atividades especialmente as voltadas para a formulação e acompanhamento de políticas públicas. 

São objetivos específicos do curso:

a) atualizar e ampliar a capacitação de analistas de estatísticas sociais; 
b) promover conhecimento teórico e prático de métodos e técnicas de análise das estatísticas sociais;
c) congregar saberes específicos construindo um conhecimento coletivo que amplie a amplitude e profundidade das análises das estatísticas sociais;d) valorizar a análise das estatísticas sociais.

O Curso oferecerá formação de excelência, com um corpo docente formado por pesquisadores doutores da Fundaj e convidados, contemplando a interdisciplinaridade de quatro áreas fundamentais: Estatística, Demografia, Economia e Informática.   A Especialização em Estatísticas Sociais será desenvolvida em até 15 meses, totalizando uma carga horária de 360 horas, composta por 8 (oito) disciplinas em regime de 45h./aula. Além disso, uma monografia de final de curso deverá ser redigida e defendida, sob a orientação de um membro do corpo docente do programa.A primeira versão do Curso ofertará 20 (vinte) vagas e a seleção de candidatos se fará por meio da análise de currículo do candidato.


2. A formação promovida

As disciplinas que compõem a Especialização serão ofertadas sequencialmente, sempre às sextas-feiras, no horário de 16h às 21:30h, e aos sábados, nos horários de 8h às 12h e de 14h às 18h. Excepcionalmente, as disciplinas poderão ser oferecidas em regime de 8 horas nas sextas-feiras, ocasião em que seguirão o horário do sábado: de 8h às 12h e de 14h às 18h.

O Curso está planejado para ter início no mês de abril, com um recesso de duas semanas no mês de julho, e terminando as atividades de carga horária presencial em dezembro.  
Os conteúdos serão disseminados/apreendidos por meio de: aula expositiva; grupo de discussão; seminário; trabalho individual; trabalho coletivo.
Os softwares utilizados no suporte ao aprendizado serão, dentro do possível, de uso livre, tendo especial uso R.

quadro1

O Quadro 1 apresenta informação das disciplinas oferecidas, por ordem e período programado de ocorrência.  O objetivo geral, o conteúdo resumido e as principais referências bibliográficas de cada disciplina estão descritas logo em seguida. 
1. Estatísticas Sociais (45h)
Objetivo geral: apresentar conceitos básicos de estatística descritiva e probabilidade, utilizando recurso computacional, e motivando com exemplos e aplicações em estudos sociais. Conteúdo resumido: Estatística descritiva: medidas-resumo e análises gráficas uni e bidimensional; Probabilidade: variável aleatória (discreta e contínua); probabilidade condicional (teorema de Bayes); distribuição binomial, de Poisson, Normal e t; qui-quadrado e F. Modelos lineares simples. Referências: MORETIN, Pedro; BUSSAB, Wilton O. Estatística Básica. Editora Saraiva, 2010, 6 Ed. LEVIN, Jack; Estatística aplicada a ciências humanas. São Paulo: Harbra, 1987, 2 Ed.
2. Demografia (45h) Objetivo geral: apresentar conceitos básicos de demografia, medidas e fontes de dados que são de maior utilização por parte dos analistas e planejadores sociais. Conteúdo resumido: Conceitos básicos; Medidas de Natalidade, Fecundidade, Mortalidade, Migração; Fontes de dados; Estrutura etária; Demografia e Planejamento Social  Referências: CARVALHO, José Alberto M. de; SAWYER, Diana Oya;  RODRIGUES, Roberto do Nascimento. Introdução a alguns conceitos básicos e medidas em demografia: Belo Horizonte: Série Textos didáticos N. 1 ABEP, 1998; 2 ed.  HAKKERT, Ralph. Fontes de dados demográficos. Belo Horizonte: Série Textos Didáticos 3,  ABEP, 1996.

3. Sistemas de Geoinformação (45h) Objetivo geral: apresentar conceitos básicos de geoinformação e seu potencial de aplicação em estatísticas sociais. Conteúdo resumido: Conceitos básicos; Geocodificação; Gerenciamento de Informações no SIG; Métodos de Análise de Dados  e Processos de Exibição de Resultados Referências: CAMARA, G.; CASANOVA, M.A.; HEMERLY, A.S.; MAGALHÃES, G.C. Anatomia de sistemas de informação geográfica. Cergraf Ltda, Campinas, 1996.

4. Bancos de Dados Oficiais (45h) Objetivo geral: apresentar conceitos básicos de estrutura e bancos de dados e familiarizar os participantes com os principais bancos de dados oficiais disponíveis, incluindo o do IBGE, Datasus e IPEA. Conteúdo resumido: Conceitos básicos; Estruturas e bancos de dados; Principais bancos de dados oficiais: IBGE, DATASUS, IPEA, Inep Referências: HAKKERT, Ralph. Fontes de dados demográficos. Belo Horizonte: Série Textos Didáticos 3,  ABEP, 1996. JANNUZZI, Paulo. Indicadores Sociais no Brasil: conceitos, medidas e aplicações. Campinas: Allinea/PUC-Campinas, 2004, 3. Ed.

5. Planejamento Amostral (45h) Objetivo geral: apresentar conceitos básicos de amostragem estatística, descrevendo os principais planos e estimadores para médias, totais, proporções e razões, utilizando recurso computacional.  Conteúdo resumido: Amostragem probabilística; Estimador de Horvitz-Thompson; planos de Amostragem Aleatória Simples, Sistemática, Estratificada, de Conglomerados e Múltiplos estágios. Não-resposta.  Referências: BOLFARINE, Heleno; BUSSAB, Wilton O.. Elementos de amostragem . Edgard Blucher, 2005.

6. Análise de Regressão (45h) Objetivo geral: apresentar os principais conceitos envolvendo a análise de modelos de regressão e seu potencial de aplicação em estudos sociais, utilizando recurso computacional.  Conteúdo resumido: Noções de modelos lineares; o método de quadrados mínimos; modelo de regressão linear simples; condições de Gauss-Markov; modelo de regressão linear múltipla; análise de resíduos e de influência. Aplicações em estatísticas sociais. Referências: BONVINO, Heloisa; CHARNET, Eugenia; CHARNET, Reinaldo; FREIRE, Clarice; Análise de modelos de regressão linear. Editora Unicamp, 2a ed. 2008. HOFFMANN, Rodolfo; Análise de regressão. Editora Hucitec, 2006, 4a ed.

7. Análise de Dados Amostrais (45h) Objetivo geral: apresentar os principais conceitos envolvendo a análise de dados amostrais com aplicações a PNAD. Conteúdo resumido: Cadastros de área; Setores censitários; Estimador de Horvitz-Thompson; Estimação utilizando pesos amostrais; O Plano amostral da PNAD; Pesquisas longitudinais; Estimação em pequenas áreas.
Referências: PESSOA, Djalma G. C.; SILVA, Pedro Luis N.. Análise de Dados Amostrais Complexos. São Paulo: Associação Brasileira de Estatística, 1998. 170p.

8. Políticas Públicas (45h) Objetivo geral: utilização de informações oficiais para fins de diagnóstico, monitoramento, avaliação e planejamento de políticas públicas; indicadores sociais.  Conteúdo resumido: Palestras de convidados seguidas por debates sobre temas de interesses específicos dos discentes. Referências: A política das políticas públicas: progresso econômico e social na América Latina: relatório 2006 / Banco Interamericano de Desenvolvimento e David Rockefeller Center for Latin America Studies, Harvard University; tradução Banco Interamericano de Desenvolvimento. Rio de Janeiro: Elsevier; Washington, DC: BID, 2007.
Brasil em Desenvolvimento: Estado, planejamento e políticas públicas: sumário analítico. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Brasília: Ipea, 2010. 86 p. (Brasil: o Estado de uma Nação)

3 – Normas Gerais

O Curso se regerá pelo Regulamento do Curso de Especialização em Estatísticas Sociais (Anexo II), sendo os casos omissos resolvidos pela Comissão de Cursos da DIPES, com recorrência ao Colegiado da DIPES.

4. Calendário 

A primeira versão do Curso de Especialização em Estatísticas Sociais está planejada para ter início em junho de 2012 e transcurso de acordo com o calendário em  anexo (Anexo I). 

5. Seleção 

Os ingresso no Curso se realizará por meio de avaliação de Curriculum Vitae do candidato por Comissão nomeada pela Coordenação Geral do Curso constituída por pelo menos 3 dos professores do Curso. 

6. Avaliação 

A avaliação do participante será fará por meio de processo de acompanhamento de aprendizado de disciplina, realizado em sala de aula, constando de elaboração de trabalho individual; elaboração de trabalho coletivo; apresentação e discussão de trabalho coletivo. 7.  Monografia A monografia é parte integrante da certificação de conclusão do Curso e deverá abordar tema de interesse para o programa, contribuindo para os objetivos do Curso. Para a primeira versão do Curso de Especialização planeja-se que tenha início no mês de fevereiro e que a respectiva defesa seja realizada até o mês de junho. 

8.  Informações Adicionais

Vide Edital do Curso de Especialização em Estatísticas Sociais 

Acesse também o Regimento e Cronograma

9. Ficha de Inscrição

:: clicar aqui para acessá-la. Preencher e entregar juntamente com os documentos comprobatórios, no endereço abaixo.

10. Contato: 

Rua Henrique Dias, 609, Derby Recife-PE CEP: 50010100

Fone: (81) 3073-6716 - Secretaria do Curso

3073-6673  /  3073-6667 / 3073-6699

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