Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Artigos - João Suassuna > A Pequena e Média Açudagem no Semiárido Nordestino: uso da água para produção de alimentos, artigo de João Suassuna (Maio 2017)
Início do conteúdo da página

A Pequena e Média Açudagem no Semiárido Nordestino: uso da água para produção de alimentos, artigo de João Suassuna (Maio 2017)

Publicado: Quinta, 21 de Março de 2019, 09h55 | Última atualização em Quinta, 21 de Março de 2019, 09h55 | Acessos: 605

Pequeno açude no semi-árido. Com o constante uso da água e com a evapotranspiração acentuada, esses corpos de água secam invariavelmente.

As características climáticas e edáficas da região semi-árida nordestina - com irregularidades pluviométricas tanto em quantidade como em distribuição ao longo do ano; evapotranspiração média de aproximadamente 2000 mm anuais e déficit hídrico acentuado - aliadas à presença de um escudo cristalino em aproximadamente 70% de sua área favoreceram uma corrida para a construção de açudes no Nordeste (atualmente estima-se em 70.000 o número de açudes no semi-árido), visando ao armazenamento da água e posterior uso na época de escassez. 

Para ler o artigo completo, clique aqui!

registrado em:
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.