Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Caatinga > Eucalipto seca o solo? Confira os mitos e verdades sobre a cultura
Início do conteúdo da página

Eucalipto seca o solo? Confira os mitos e verdades sobre a cultura

Publicado: Quinta, 06 de Fevereiro de 2020, 16h35 | Última atualização em Quinta, 06 de Fevereiro de 2020, 16h35 | Acessos: 239

Falta de conhecimento técnico leva produtores agrícolas a equívocos relacionados ao cultivo da espécie. 

https://blogs.canalrural.com.br/florestasa/2020/01/20/eucalipto-seca-mitos-verdades/ 

20/01/2020

eucalipto

Floresta de Eucaliptos - Foto: Paulo Cardoso 

É comum ouvir produtores afirmarem que não querem investir no plantio de eucalipto porque ele “seca e empobrece o solo”, o que criaria uma espécie de deserto verde na área. Mas será que essa afirmação é verdadeira? Especialistas da área garantem que não. 

“Os plantios são exuberantes. Existe uma cobertura morta no solo, há infiltração da água precipitada que parte é absorvida pelos eucaliptos e o restante vai para os lençóis freáticos abastecer os córregos”, afirma o consultor florestal Celso Medeiros. 

Em relação à retirada de nutrientes do solo, Medeiros diz que as áreas de plantio são cobertas por folhas e matéria orgânica em processo de decomposição. “Hoje, o manejo adequado das florestas envolve uma grande nutrição e tem uma ciclagem muito forte de nutrientes que estão em uma profundidade de até dois metros. Eles são retirados e levados até as folhas. Posteriormente, são devolvidos ao solo”, conta. 

Já sobre o “deserto verde”, a correção desse pensamento equivocado vem da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá). De acordo com o presidente da entidade, Paulo Hartung, quando árvores são plantadas, se preservam e se recuperam florestas nativas em reservas legais e áreas de preservação permanente.

“Para cada hectare plantado, 0,7 hectare é conservado. O setor tem um impacto social, econômico e ambiental muito importante, que dialoga com a questão do clima, que é uma pauta no mundo inteiro”, afirma Hartung. Também merece destaque o fato de que, com esta preservação, são criados corredores com florestas nativas, que mantém o habitat para a fauna, fornecendo condições para abrigo e alimentação. 

Saiba mais sobre os mitos e as verdades sobre o eucalipto na reportagem produzida por Thalita da Luz Vieira e Paulo Cardoso, que foi ao ar no programa Floresta S.A. 

Assista ao vídeo da matéria, no endereço abaixo

https://youtu.be/KTGl8jKvPhI

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.