Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Caatinga > Caatinga, Pampa e Pantanal, os biomas esquecidos pelos candidatos
Início do conteúdo da página

Caatinga, Pampa e Pantanal, os biomas esquecidos pelos candidatos

Publicado: Segunda, 01 de Outubro de 2018, 11h36 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h31 | Acessos: 1693

https://www.oeco.org.br/noticias/caatinga-pampa-e-pantanal-os-biomas-esquecidos-pelos-candidatos/


Por Daniele Bragança - O ECO

25/09/2018
Pantanal, Caatinga e Pampa: os biomas ignorados pelos candidatos à presidência. Foto: Marcelo Mendes de Oliveira/Flickr, Enrico Bernard e Fábio Olmos. Arte: Márcio Lázaro.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil possui cinco biomas: Amazônia, Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal. Mas para os 13 candidatos à presidência, apenas metade deles foram citados de alguma forma no programa de governo registrado no Tribunal Superior Eleitoral. Caatinga, Pampa e Pantanal não entraram no programa de nenhum candidato.

 

A Amazônia é lembrada nos planos dos candidatos Alckmin (PSDB), Boulos (PSOL), Meirelles (MDB), Amoedo (Novo), João Goulart Filho (PPL) e Haddad (PT). Marina Silva, ex-Ministra do Meio Ambiente e que tem a sustentabilidade um dos pilares de seu programa, surpreende por só mencionar o Cerrado. João Goulart Filho e Guilherme Boulos são os únicos que citam mais de um bioma. Além da Amazônia, o primeiro também cita o Cerrado e o segundo vai além e cita Cerrado e Mata Atlântica.
Álvaro Dias (Podemos), Cabo Daciolo (Patriota), Ciro Gomes (PDT), Eymael (DC), Jair Bolsonaro (PSL) e Vera Lúcia (PSTU) não citam nenhum bioma no programa de governo.
Os esquecidos
O Pampa é um dos seis biomas brasileiros e o único presente em apenas um Estado da Federação. Além do Rio Grande do Sul, se estende por todo Uruguai e por partes do Paraguai e Argentina. A paisagem campestre, que caracteriza esse bioma, já dominou 63% do território gaúcho (cerca de 178.243 km²), mas hoje mais da metade desta área se encontra degradada.
O Pantanal, por sua vez, é a maior planície de inundação contínua do planeta e o bioma com a menor extensão territorial no Brasil, representa menos de 2% do território brasileiro.
Já a Caatinga ocupa cerca de 844 mil quilômetros quadrados, o equivalente a 11% do território do país, e engloba os estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí, Sergipe e o norte de Minas Gerais. É o único bioma exclusivamente brasileiro, o que torna seu patrimônio biológico importante para o planeta.
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.