Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Caatinga > Caatinga ameaçada é apresentada em documentário produzido pela Fundaj (Maio 2017)
Início do conteúdo da página

Caatinga ameaçada é apresentada em documentário produzido pela Fundaj (Maio 2017)

Publicado: Quarta, 02 de Agosto de 2017, 10h06 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h32 | Acessos: 637

A Fundação Joaquim Nabuco lança, nesta terça-feira (9), o documentário Caatingas em Risco, com imagens das 14 unidades de conservação de proteção integral criadas pelo governo federal no bioma caatinga, único exclusivamente brasileiro. O vídeo tem uma hora de duração e será exibido às 16h30 na Sala Calouste Gulbenkian, na unidade da Fundaj de Casa Forte, bairro da Zona Norte do Recife, em evento aberto ao público.
Caatingas em Risco, produzido pela Fundaj, é um dos resultados de uma robusta investigação coordenada por Neison Freire, pesquisador da Fundação Joaquim Nabuco, ao longo de três anos. De dezembro de 2013 a dezembro de 2016, ele visitou as áreas protegidas de administração federal na caatinga, no Agreste e Sertão dos nove Estados da região Nordeste e no Norte de Minas Gerais.

O ponto de partida do estudo era descobrir se o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (Snuc), Lei nº 9.985/2000, estaria cumprindo com a função de preservação dos parques nacionais, estações ecológicas, reservas biológicas e monumentos nacionais do bioma caatinga, explica Neison Freire. As 14 unidades são destinadas apenas a pesquisas.
Nas primeiras expedições, ele logo percebeu que a realidade era diferente da teoria. “Apesar de todo o empenho do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, órgão ambiental do governo brasileiro), constatamos muitos problemas nas unidades de conservação. Comum a todas, há a falta de pessoal para fazer a fiscalização e receber os pesquisadores.”

Para ler o artigo completo, clique aqui!

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.