Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Caatinga > Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Caatinga/PE promove 1ª Reunião Ordinária do ano
Início do conteúdo da página

Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Caatinga/PE promove 1ª Reunião Ordinária do ano

Publicado: Segunda, 15 de Abril de 2019, 15h39 | Última atualização em Segunda, 15 de Abril de 2019, 15h39 | Acessos: 546

 

Pesquisador João Suassuna, da Fundação Joaquim Nabuco, faz comentários na 31ª Reunião Ordinária do Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Caatinga em Pernambuco, sobre o trabalho de pesquisa, na Fundaj, da provável contaminação da lama tóxica de Brumadinho no Rio São Francisco.

 

http://comitecaatingape.blogspot.com/?m=1

 

05/04/2019

Frans Pareyn, apresenta dados sobre o manejo da Caatinga.

 

Os Membros do Comitê da Reserva da Biosfera da Caatinga (CERBCAA/PE) se reuniram na manhã de hoje (05.04), no auditório do Departamento de Biologia da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) para a Primeira Reunião Ordinária no ano de 2019. A Coordenadora do Comitê Estadual, Rita de Cássia deu as boas vindas aos presentes, agradecendo a participação dos membros e convidados, e fez um breve histórico da atuação do Comitê durante o ano de 2018. Em seguida o Secretário Executivo Marcelo Teixeira (CODEVASF) procedeu a leitura da Ata da 31ª Reunião Ordinária do CERBCAA/PE, ocorrida no dia 24/05/2018 na Sede do IPA - Instituto Agronômico de Pernambuco  em Recife (PE). Dando prosseguimento a Pauta, o  engenheiro florestal Frans Pareyn, da Associação Plantas do Nordeste (APNE) apresentou uma palestra sobre "Os vetores do desmatamento no Bioma Caatinga nos últimos 30 anos" concluindo entre outras abordagens que o manejo florestal sustentável promove a manutenção da cobertura florestal e da paisagem nas regiões onde é praticado de forma significativo e que os estados da região Nordeste precisam incentivar a criação de novos planos de manejos.  

Entre outras questões abordadas pelos participantes, destacou-se a necessidade de discussão com a SEMAS e a Comissão de Meio Ambiente da ALEPE, o ICMS Socioambiental do estado de Pernambuco. que poderá beneficiar e proteger as Unidades de Conservação do estado.

 

O Pesquisador João Suassuna fez um breve comentário sobre a lama oriunda da barragem de Brumadinho que ameaça perigosamente o Rio São Francisco e sugeriu uma palestra com o pesquisador Neison Freire da Fundaj que coordena uma pesquisa sobre a lama tóxica de Brumadinho e seus possíveis impactos no Velho Chico.

 

Por último os membros do Comitê sugeriram e aprovaram a data de 29/04 (segunda-feira) para comemoração do Dia Nacional da Caatinga (o dia alusivo ao evento é 28), a ser realizado na UFRPE sob a coordenação da prof.ª Ednilza Maranhão. A programação do horário e local será elaborada para posterior divulgação. O evento contará com palestra do pesquisador João Suassuna sobre a Transposição do Rio São Francisco.

 

Ao final a Coordenadora Rita agradeceu à prof.ª Ednilza que foi a anfitriã do evento e a todos os participantes pela presença nesta manhã.

 

Lista de Instituições presentes: Secult/PE, Jardim Botânico/PCR, Semas/PE, Codevasf, UFRPE, Fundaj, IPA, UFPE, RPPN Pedra do Cachorro e APNE.

 

 

 

 

 

 

Sobre o assunto

LANÇAMENTO DA CAMPANHA: “EM NOME DE QUE, SÃO FRANCISCO?”

http://www.suassuna.net.br/2019/04/lancamento-da-campanha-em-nome-de-que.html

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.