Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Caatinga > O Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí, é conhecido por seus sítios arqueológicos e impressionantes pinturas rupestres, tombados como Patrimônio Mundial Cultural pela UNESCO.
Início do conteúdo da página

O Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí, é conhecido por seus sítios arqueológicos e impressionantes pinturas rupestres, tombados como Patrimônio Mundial Cultural pela UNESCO.

Publicado: Quarta, 29 de Mai de 2019, 11h28 | Última atualização em Quarta, 29 de Mai de 2019, 11h28 | Acessos: 936

https://www.facebook.com/events/422743698523441/permalink/422743715190106/

 

Embaixada da Alemanha Brasília


13/05/2019
Resultado de imagem para Parque Nacional da Serra da Capivara
Parque Nacional Serra da Capivara - Imagem do Google

Estudos recentes apontam que esses vestígios milenares podem ser os mais antigos indícios da habitação humana na América. Em 6 de maio, a Embaixada da Alemanha e a DFG – Sociedade Alemã de Amparo à Pesquisa inaugurarao uma exposição sobre o tema em Brasília , em parceria com o Sesc.

A mostra “Serra da Capivara: os mais antigos vestígios da povoação na América?” revela o trabalho arqueológico realizado na região e a fascinante biodiversidade e cultura locais, retratadas através do olhar cuidadoso do fotojornalista pernambucano André Pessoa, especializado em registros naturais e científicos.
Também integra a exposição o documentário “Os primeiros americanos: uma incrível descoberta no Brasil”, da série Terra X, produzido pela emissora alemã ZDF e premiado em 2018 com o troféu VerCiência. O filme apresenta as últimas descobertas arqueológicas no local e, entre as pesquisas abordadas, está um projeto fomentado pela DFG que investiga o surgimento do sedentarismo e da agricultura na América do Sul. A pesquisa é conduzida por cientistas do Instituto Arqueológico Alemão (DAI) em parceria com a Fundação Museu do Homem Americano (FUMDHAM).

A exposição já passou por Berlim e Bonn, na Alemanha, e no Brasil foi exposta em Maceió e no Museu do Amanhã, na capital carioca, onde foi visitada por milhares de pessoas. Agora em três diferentes unidades do SESC, revelará ao público do Distrito Federal a inestimável importância e valor científico deste patrimônio, que transcende as fronteiras nacionais e desperta o interesse de pesquisadores de todo o mundo: a Serra da Capivara guarda pistas que podem ajudar a humanidade a escrever sua (pré-)história.

Serviço
Exposição “Serra da Capivara: os mais antigos vestígios da povoação na América?”
• 6 a 26 de maio – Sesc Gama
• 3 a 23 de junho – Sesc Taguatinga Norte
• 1º a 21 de julho – Sesc Ceilândia
Horário de visitação: Terça a domingo, das 10h às 18h (com a última entrada às 17h)

Sobre a DFG
A Sociedade Alemã de Amparo à Pesquisa (DFG) é a maior agência de fomento de pesquisa básica da Alemanha. A DFG financia projetos de pesquisa em todas as áreas do conhecimento e apoia a cooperação entre cientistas alemães e estrangeiros do mundo todo. Desde 2011, mantém um escritório para a colaboração com a América Latina em São Paulo. Saiba mais: www.dfg.de/pt 

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.