Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Crédito Rural adaptado a regiões secas > EVOLUÇÃO DO CRÉDITO RURAL NO BRASIL (Maio 2017)
Início do conteúdo da página

EVOLUÇÃO DO CRÉDITO RURAL NO BRASIL (Maio 2017)

Publicado: Quarta, 02 de Agosto de 2017, 09h29 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h32 | Acessos: 634

Em 1885, D. Pedro II cria a primeira “normatização” brasileira para o setor rural através de um Decreto Imperial criando o Penhor Agrícola.  Porém, tratava-se de uma garantia especial e não, propriamente, de FINANCIAMENTO.

Com a crescente produção de café, no início do século XX foi criado no Estado de São Paulo o Banco de Crédito Hypotecário para financiar a atividade rural. Posteriormente transformado no Banco do Estado de São Paulo e diversificando suas atividades, houve queda significativa dos recursos destinados ao setor rural.

A Carteira de Crédito Agrícola e Industrial do Banco do Brasil, criada em 1937, foi o primeiro instrumento de Política Econômica com objetivo de disponibilizar Crédito diferenciado para o setor primário, com taxas e prazos adequados à natureza peculiar de cada atividade.

Leia o artigo completo aqui!

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.