Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Documentários e Estudos sobre as secas > APAC divulga relatório do Monitor de Secas do Nordeste do mês de Junho
Início do conteúdo da página

APAC divulga relatório do Monitor de Secas do Nordeste do mês de Junho

Publicado: Quinta, 01 de Agosto de 2019, 10h59 | Última atualização em Quinta, 01 de Agosto de 2019, 10h59 | Acessos: 311

http://www.apac.pe.gov.br/noticias.php?noticia_id=1202

22/07/2019

Em junho, de um modo geral, foram observados índices pluviométricos que acompanharam a média histórica em praticamente toda a região analisada. Apesar disto, ocorreram desvios absolutos significativos na porção Norte do estado do Maranhão (MA) e Ceará (CE).

Quanto a chuva observada, os maiores volumes ocorreram no norte do MA, superiores a 150 mm, na região metropolitana de Fortaleza, no leste de Rio Grande do Norte (RN) e nos litorais da Paraíba (PB), Pernambuco (PE), Alagoas (AL) e Sergipe (SE), bem como no litoral norte da Bahia (BA).

Em Pernambuco (PE) os maiores volumes de precipitação foram registrados na faixa litorânea (<150 mm), com decaimento para oeste (>30 mm) Com base nos indicadores combinados de curto e longo prazo, e da pouca chuva que ocorreram nos últimos três meses, houve um aumento da área de seca grave.Também se optou por aumentar a área de seca extrema na fronteira com a Bahia (BA), onde nos últimos três meses houve pouca chuva.

 

Para conferir o monitor completo do mês de Junho, acesse:http://monitordesecas.ana.gov.br/

 

O MONITOR é um processo de acompanhamento regular e periódico da situação da seca no Nordeste, cujos resultados consolidados são divulgados por meio do Mapa do Monitor de Secas. Mensalmente informações sobre a situação de secas são disponibilizadas até o mês anterior, com indicadores que refletem o curto prazo (últimos 3, 4 e 6 meses) e o longo prazo (últimos 12, 18 e 24 meses), indicando a evolução da seca na região.

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.