Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Documentários e Estudos sobre as secas > Copasa descarta risco de desabastecimento em BH, contrariando Comitê do Rio das Velhas
Início do conteúdo da página

Copasa descarta risco de desabastecimento em BH, contrariando Comitê do Rio das Velhas

Publicado: Terça, 01 de Outubro de 2019, 11h13 | Última atualização em Terça, 01 de Outubro de 2019, 11h13 | Acessos: 311

CBH-Rio das Velhas afirma que situação é extremamente crítica e que não há alternativas visíveis para a solução do problema.

 

https://www-em-com-br.cdn.ampproject.org/v/s/www.em.com.br/app/noticia/gerais/2019/09/19/interna_gerais,1086392/amp.html?usqp=mq331AQCKAE%3D&amp_js_v=0.1#referrer=https%3A%2F%2Fwww.google.com&amp_tf=Fonte%3A%20%251%24s&ampshare=https%3A%2F%2Fwww.em.com.br%2Fapp%2Fnoticia%2Fgerais%2F2019%2F09%2F19%2Finterna_gerais%2C1086392%2Fcopasa-descarta-risco-de-desabastecimento-bh-contrariando-rio-velh.shtml

 

Por Mateus Parreiras

 

19/09/2019

Resultado de imagem para Copasa descarta risco de desabastecimento em BH, contrariando Comitê do Rio das Velhas

Mais uma vez, a Copasa e o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH-Rio das Velhas) discordam sobre o futuro do abastecimento de Belo Horizonte, um dia após o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) ter decretado estado de restrição no uso da água do Rio das Velhas, responsável por 70% do abastecimento da capital mineira. A companhia de abastecimento afasta a possibilidade de rodízio no consumo e outras medidas mais drásticas, mas o CBH afirma que a situação já é extremamente crítica, sem alternativas visíveis e ainda há a ameaça de três barragens de rejeitos que podem se romper e simplesmente interromper a captação de BH.

 

"Enfrentamos a pior situação hídrica do Rio das Velhas de todos os tempos. A vazão do rio, na captação da Copasa em Bela Fama (Nova Lima), está abaixo do limite crítico de 10 metros cúbicos por segundo (m3/s). A Copasa está retirando 6,5 até 7 m3/s e é obrigada, pela força da outorga, a devolver 3 m3/s. Ou seja, está à beira de um colapso", afirma o presidente do CBH-Rio das Velhas, Marcus Vinicius Polignano. Em 2016, quando BH esteve às vésperas de enfrentar rodízio e teve problemas de abastecimento de bairros mais altos, a Copasa e o CBH também discordavam sobre a existência de uma crise.

restrição hídrica ocorreu nessa quarta-feira, pela Portaria 45/2019 do Igam. Grandes consumidores ao longo do Rio das Velhas a partir de Santo Hipólito, município que marca a extensão média do rio, até a nascente, em Ouro Preto, deverão reduzir suas captações em 20%. A vazão em Santo Hipólito já se encontra em 70%.

 

"Temos uma previsão de estiagem prolongada. As ocupações predatórias de áreas produtoras de água também reduzem a quantidade de água produzida. Pouca água e muito esgoto, que ainda é lançado na Grande BH, levam à proliferação de algas. Já há registros de mortandade de peixes em Augusto de Lima. Em Santana do Pirapama, o rio está quase cortando. O Velhas pode, em breve, se tornar um rio intermitente", alerta Polignano.

A crise das barragens que Minas Gerais enfrenta foi o principal gatilho para essa crise hídrica, na avaliação do CBH-Rio das Velhas. "O Rio das Velhas está sendo sacrificado desde que o Paraopeba, onde a Copasa fazia captação, foi devastado pelo rompimento da barragem da Vale em Brumadinho (Mina Córrego do Feijão).

 

Essa situação traz uma insegurança hídrica muito grande", disse o presidente do CBH.

As demais barragens que ameaçam o Rio das Velhas são o complexo de Forquilha (Ouro Preto), Vargem Grande (Itabirito) e B3/B4 (Macacos, Nova Lima). "Além de BH, os municípios de Nova Lima, Raposos, Sabará, Santa Luzia e Sete Lagoas têm uma dependência crítica do Rio das Velhas para o abastecimento humano", frisa Polignano.

A Copasa informou que "a captação no Rio das Velhas está dentro da média. As vazões apresentadas no manancial, no momento, estão dentro do esperado, comparando-se com anos anteriores. Eventuais reduções de vazão disponível no rio são complementadas pela transferências de água de outros sistemas".

A companhia esclarece que, desde o rompimento da barragem da Mina do Córrego do Feijão, da Vale, a captação do Rio Paraopeba se encontra paralisada, e o abastecimento da população da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) vem sendo feito pelas represas do Rio Manso, Serra Azul e Vargem das Flores e pela captação a fio d’água do rio das Velhas.

 

"A Copasa esclarece, ainda, que é prematuro, antes do próximo período de chuvas, dizer que haverá crise hídrica, desabastecimento, rodízio ou racionamento, uma vez que a situação dos mananciais que abastecem a RMBH, no momento, está em condições de atender a população."

 

 

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.