Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Documentários e Estudos sobre as secas > Com nível baixo de represas, Saae interrompe abastecimento
Início do conteúdo da página

Com nível baixo de represas, Saae interrompe abastecimento

Publicado: Segunda, 21 de Outubro de 2019, 17h01 | Última atualização em Segunda, 21 de Outubro de 2019, 17h01 | Acessos: 322

Três regiões da cidade foram notificadas que ficariam sem água nesta sexta-feira (18) 

19/10/2019

Com nível baixo de represas, Saae interrompe abastecimento

Segundo o Saae, as represas do Ferraz e Castelinho estão com apenas 13%. Crédito da foto: Fábio Rogério (18/10/2019) 

Três regiões de Sorocaba tiveram o abastecimento de água interrompido na tarde desta sexta-feira (18) por conta do baixo nível das represas do Ferraz e Castelinho. Segundo o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), em uma semana os reservatórios tiveram queda de 30% do nível e atualmente estão em 13% da sua capacidade. A falta de chuvas e o consumo elevado teriam causado o problema.

Já o reservatório do Ipaneminha, que é utilizado como complemento no abastecimento de água bruta da Estação de Tratamento de Água (ETA) Cerrado, está com 20% de água, enquanto Itupararanga, responsável por 80% do abastecimento da cidade, tem 54% do nível de água. 

A autarquia divulgou um alerta ainda na manhã desta sexta-feira (18) informando os moradores sobre o desabastecimento. Segundo o Saae, residências do bairro Cajuru ficaram sem água a partir das 14h. Já na região do Iporanga 2 — que abrange os bairros Jardim do Paço, Vicente Moraes, Vila Inglesa e Vila Suíça — e a parte alta da Vila Haro (Jardim Prestes de Barros, Jardim Gutierres, Jardim Rosália Alcoléa e Parque Três Meninos) tiveram o abastecimento interrompido por volta das 17h. 

Em outras regiões 

Alexandre Arantes Carvalho d’Almeida, 49, reside na Vila São João, conta que nesta sexta-feira (18), por volta das 9h, percebeu que as torneiras de sua casa estavam secas. “Alguns vizinhos estavam falando que tinha um buraco na rua com vazamento. Fomos até lá e não tinha nada aparente. Sei que lá fica o registro então acredito que os funcionários do Saae vieram e fecharam esse registro”, afirma o morador. 

O Saae foi questionado sobre esse problema, mas não explicou as causas do desabastecimento na Vila São João. A autarquia informou que está emitindo os comunicados de possibilidade de desabastecimento nos bairros através das redes sociais do próprio Saae e também da Prefeitura de Sorocaba. 

Recorrente 

O abastecimento de água vem sendo interrompido em algumas regiões da cidade desde sábado, dia 12, no feriado do Dia das Crianças. Na ocasião, bombas de cinco reservatórios foram desligadas e religadas na manhã de domingo. A falta de água afetou bairros abastecidos pelos reservatórios do Júlio de Mesquita Filho, da Vila Barão, da Terra Vermelha, do Horto e do Maria Eugênia. 

Segundo o Saae, o desligamento ocorreu em decorrência da falta d’água na Estação de Tratamento de Água (ETA) do Cerrado, “por conta do consumo elevado devido ao calor”. A autarquia segue alertando sobre o risco de falta de água, já que todas as represas estão com os níveis considerados baixos. (Larissa Pessoa).

 

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.