Atividades humanas na Amazônia estão provocando seca, alerta NASA
Especialistas cruzaram dados obtidos por satélites com informações sobre umidade local e descobriram piora significativa nos últimos 20 anos.
Galileu
06/11/2019

Na Amazônia, desmatamentos e queimadas interferem no ciclo da água e causam períodos de seca incomuns, de acordo com novo estudo da NASA (Foto: NASA)
Um novo estudo da NASA relacionou as atividades humanas às secas que têm ocorrido na Amazônia nos últimos 20 anos. Para realizarem a pesquisa, os especialistas utilizaram dados obtidos por satélites e medições dos níveis de água presentes na atmosfera durante esse período.
"Observamos que, nas últimas duas décadas, houve um aumento significativo na secura da atmosfera, bem como na demanda por água da [parte da] atmosfera acima da floresta", disse Armineh Barkhordarian, principal autor do estudo, em comunicado. "Ao comparar essa tendência aos dados de modelos que estimam a variabilidade climática ao longo de milhares de anos, determinamos que a mudança na aridez atmosférica está muito além do que seria esperado da variabilidade climática natural".
Redes Sociais