Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Documentários e Estudos sobre as secas > Imagem de satélite semanal mostra impressionante redução da seca no Nordeste brasileiro
Início do conteúdo da página

Imagem de satélite semanal mostra impressionante redução da seca no Nordeste brasileiro

Publicado: Quinta, 05 de Março de 2020, 11h06 | Última atualização em Quinta, 05 de Março de 2020, 11h06 | Acessos: 358

Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélite – LAPIS 

05/03/2020

O mapa da cobertura vegetal desta semana, elaborado pelo Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélites (LAPIS), mostra que a seca foi reduzida, de forma impressionante, em quase todo o Semiárido brasileiro. 

O destaque é para o nordeste baiano, que se manteve seco por vários meses, mas agora reverdeceu. O motivo foi a chegada de frentes frias e a influência da Zona de Convergência da Atlântico Sul (ZCAS), fenômenos que beneficiaram o estado da Bahia. 

Chama-se atenção também, no mapa, para os estados do Ceará, Piauí e Maranhão, bem como a região central e oeste dos estados da Paraíba e de Pernambuco. Nessas áreas, praticamente toda a vegetação se recuperou. 

Alagoas e Sergipe seguem bastante secos, em função da formação de Vórtices Ciclônicos de Altos Níveis (VCAN’s) sobre os estados. 

OPORTUNIDADE 

Se você tem interesse em elaborar imagens de satélites como esta, da cobertura vegetal, além de outras variáveis meteorológicas e ambientais (precipitação, albedo, umidade do solo, temperatura da superfície terrestre, etc.), conheça o Treinamento 100% Online do LAPIS “Produtos e serviços de satélites, com prática no QGIS”. Domine o QGIS de uma vez por todas, em um curso totalmente prático. Foram abertas apenas 8 vagas para a nova turma, em uma parceria inédita do LAPIS com o Instituto Letras Ambientais.  

P.S.: Conheça também o Livro “Um século de secas”, uma obra completa sobre a seca no Semiárido brasileiro.

 

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.