Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Documentários e Estudos sobre as secas > Estiagem preocupa abastecimento de água em 10 municípios catarinenses
Início do conteúdo da página

Estiagem preocupa abastecimento de água em 10 municípios catarinenses

Publicado: Segunda, 13 de Julho de 2020, 10h52 | Última atualização em Segunda, 13 de Julho de 2020, 10h52 | Acessos: 278

https://www.peperi.com.br/noticias/17-03-2020-estiagem-preocupa-abastecimento-de-10-municipios/ 

17/03/2020

Estiagem preocupa abastecimento de água em 10 municípios

Devido à estiagem que afeta a Região Oeste do Estado, a CASAN solicita aos moradores de Águas Frias, Anchieta, Campo Erê, Dionísio Cerqueira, Iporã do Oeste, Jaborá, Palma Sola, São Lourenço do Oeste, São Miguel do Oeste e Seara que economizem ao máximo o consumo de água tratada.

Essas 10 cidades estão em estado de alerta, pois desde o Carnaval não há registro de chuva suficiente para reforçar os mananciais. 

Em Águas Frias o abastecimento já se encontra comprometido. Em Dionísio Cerqueira a Companhia teve de reduzir a vazão captada, mas o abastecimento ainda não foi afetado. A Barragem Cambuí, em São Miguel do Oeste, está com nível extremamente baixo, e em Seara o poço que serve de principal manancial à cidade está próximo de seu limite. 

“Estamos realizando inúmeras manobras operacionais e aumentando a vazão onde é possível, mas somente com a colaboração dos moradores dessas 10 cidades será possível ultrapassar este período de estiagem com transtornos reduzidos”, diz o engenheiro Daniel Scharf, Superintendente Regional do Oeste. 

Em Campo Erê, o gerente da Casan Arenor Wagner, diz que o nível do rio caiu 30%. Ele orienta que a população evite o desperdício, não lave calçadas nem carros, até voltar ao normal. 

Algumas medidas já foram tomadas, reduzido vazão em 7 litros por segundo. 

Diminuído a produção em 28 mil litros/hora e aumentado as horas trabalhadas para tentar compensar a diminuição. 

O normal seria 78 mil litros/hora e caiu para 50 mil litros/hora. 

Esse procedimento foi necessário, para evitar uma perda maior de produção de água.

 

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.