Açudes do Alto Sertão acumulam pouca água; Capivara tem 4,55%
Números da AESA mostram necessidade de chuvas para recarregar grandes mananciais.
27/11/2018
![]()
Foto: COFEMAC/Fábio Barbosa
Pouca água resta nos grandes açudes e barragens do Alto Sertão paraibano. Os números oficiais da AESA (Agência Estadual de Gestão das Águas da Paraíba) mostram que a região necessita de muita chuva para reabastecer seus mananciais e garantir água para sua população.
Em Sousa, o açude de São Gonçalo tem hoje 14,6 milhões de metros cúbicos. Esse valor equivale a 32,75% do seu volume total. Na região de Cajazeiras, Boqueirão de Piranhas tem 51,3 milhões de m3; equivalente a pouco mais de 20% de capacidade total.
A situação de Uiraúna é mais crítica. Capivara tem hoje apenas 1,7 milhões de metros cúbicos. Isso significa 4,55% de sua capacidade total. O açude Arrojado tem apenas 41 mil metros cúbicos, ou 1,15% de seu volume máximo.
Com o término deste ano de 2018 e início do ano novo, o sertanejo está esperançoso com a possibilidade de um bom inverno, que consiga reabastecer esses mananciais. Os últimos dias tem mostrado uma mudança no clima em toda região, com céu bastante nublado e até chovendo em algumas localidades.
-
VEJA AQUI - TODOS OS AÇUDES
COFEMAC
TABELA COM OS ÚLTIMOS VOLUMES (AESA):
AÇUDES DO ALTO SERTÃO:

Foto: Barragem Capivara, em Uiraúna:

Redes Sociais